Comunicação

Notícias

Home > Comunicação > Notícias


Inauguração Bthek
Foram investidos mais de R$ 100 milhões na expansão da área produtiva da planta industrial, instalada em Brasília.

A União Química Farmacêutica inaugurou ontem (08/11) a Bthek Biotecnologia, fábrica dedicada ao desenvolvimento e produção de biofármacos inovadores.

Foram investidos mais de R$ 100 milhões na expansão da área produtiva da planta industrial, instalada em Brasília.

A unidade foi projetada para biorreatores (local de cultivo das células) de até 200 litros. Isso significa uma capacidade de produção de, por exemplo, até 8 milhões de doses (ampolas) ao ano.

A fábrica conta também com um conjunto de equipamentos single-use da GE Healthcare chamado FlexFactory, que permite a fabricação de proteína recombinante. Este equipamento é o que há de mais moderno no mercado e o único na América Latina. O diferencial é que a parte molhada (que entra em contato com o produto) é descartável, gerando mais velocidade e flexibilidade na produção.

Dentre os novos produtos biotecnológicos desenvolvidos estão o hormônio de crescimento humano (hGH) e o Interferon Alfa 2A, que é uma proteína de ocorrência natural com atividade antiviral indicada principalmente para tratamento das Hepatites B e C e alguns tipos de Leucemia. Além deles, também será produzido o Amblyomin-X®, primeiro medicamento biológico anti-tumoral inovador a ser 100% desenvolvido em território nacional e que está iniciando os testes clínicos.

No segmento veterinário, a União Química desenvolveu a Somatotropina bovina (bST), hormônio natural de crescimento animal que aumenta a produção leiteira em mais de 20%. O desenvolvimento do BST, incluindo compra de tecnologia, de equipamentos e pesquisas de campo, entre outros, durou cinco anos. Outro investimento será na produção do eCG (gonadotrofina coriônica animal), que estimula o crescimento folicular.



Leia mais...

- Union Agener
- Inovat, a mais nova empresa do Grupo União Química