Seja bem vindo à RELATE, a ferramenta da União Química para relatar eventos adversos relacionados aos nossos produtos farmacêuticos.

O que é Farmacovigilância?
Farmacovigilância é definida como a ciência e atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos.

O que é evento adverso?
É qualquer ocorrência médica indesejável em paciente no qual tenha sido administrado um medicamento, sem que necessariamente exista uma relação causal com o tratamento, podendo ser qualquer sinal desavorável e não intencional, sintoma ou doença temporariamente associado ao uso de um medicamento.

O que notificar para a Farmacovigilância União Química?
Suspeitas de Reações Adversas a Medicamentos;
Suspeitas de Inefetividade Terapêutica, parcial ou total;
Interações Medicamentosas;
Superdose de Medicamentos;
Erro de Medicação;
Uso off Label de Medicamentos;
Exposição de medicamento durante a gravidez/lactação;
Eventos Adversos causados por um desvio de qualidade;
Outras sitações que possam vir a ser objetivo da Farmacovigilância.

Por que notificar um Evento Adverso para a Farmacovigilância?
A Farmacovigilância constitui um meio moderno e efetivo de avaliação racional da segurança dos medicamentos não somente para os pacientes, mas também para os prescritores e profissionais que fazer a dispensação e a administração de medicamentos. Assim, as notificações espontâneas de eventos adversos auxiliam na geração de novas informações, ampliam a compreensão de um fenômeno de repetição, propiciam uma interface entre os pacientes, profissionais de saúde e a indústria farmacêutica, contribuindo para o monitoramento da segurança dos produtos assim como para a melhoria contínua da prática clínica racional.






Copyright © 2021 União Química. Todos os direitos reservados