Comunicação

Dicas e Prevenção

Home > Comunicação > Dicas e prevenção

Fim de festa?
Se você acha que exagerou durante as festas de fim de ano, não fique desanimado!

Se você acha que exagerou durante as festas de fim de ano, não fique desanimado! Um novo ano está começando e nós estamos aqui para fazer com que ele comece ainda melhor e mais saudável!

21 dicas para emagrecer no Ano Novo

1) Beba bastante água para ajudar nas trocas de líquidos do corpo. Além disso, nesses dias de dieta, você não corre o risco de confundir sede com fome. O melhor é não esperar a sede chegar, pois ela é, em si, um sintoma de que já está faltando água no seu organismo.

2) É importante que seu intestino funcione bem - não apenas para eliminar toxinas, mas porque a prisão de ventre prejudica a circulação, atrapalhando o retorno do sangue. Para garantir que essa 'máquina' trabalhe com eficiência, aumente a quantidade de fibras da dieta, consumindo mais alimentos integrais, frutas com casca, laranja com bagaço, verduras cruas, legumes crus ralados com casca. Unindo o 'útil ao útil', as fibras também aumentam a sensação de saciedade - o que vem a calhar num momento em que diminuir a quantidade de comida nas refeições é fundamental -, são energéticas, mantendo o pique diário equilibrado, e ainda ajudam a controlar o colesterol.

3) Não existe droga ou fórmula capaz de dissolver calorias. Nem dieta que faça milagres. Calorias só são gastas quando solicitadas. E isso só acontecerá com a prática de atividade física regular. Caminhar, dançar, nadar, pedalar, vale tudo para movimentar o corpo.

4) Fuja das grandes compensações do tipo comer muito e depois, por culpa, não comer mais nada. Cada vez que o corpo não recebe a quantidade de alimento de que necessita, é como se interpretasse que está num deserto sem comida. Seu instinto de sobrevivência faz com que poupe energia e passe a gastar menos para poder armazenar provisão. É preferível diminuir as quantidades, fracionando as refeições, e comer mais vezes - nunca fazendo intervalos com mais de três horas.

5) Evite o efeito sanfona, aquele que faz você ganhar e perder peso várias vezes, mesmo que seja uma quantidade pequena. Além de ser um convite às estrias, o engorda-emagrece-engorda faz o corpo adquirir gorduras em locais específicos, que vão ficando cada vez mais difíceis de ser eliminadas.

6) Restrinja a ingestão de alimentos muito ricos em sódio ou sal, como enlatados, embutidos, frios, queijos fortes, temperos prontos, salgadinhos e alimentos desidratados em pacotinhos, pois eles dificultam a eliminação de líquidos do corpo, retendos-o sob a pele e causando inchaço. Para quem tem celulite, a retenção de líquido piora o quadro sensivelmente.

7) Coma mais devagar durante as refeições, descanse o talher entre cada garfada, e sirva-se uma única vez de um prato razoável, nem tão pequeno, nem cheio a ponto de lhe dar sensação de fastio. Sinta prazer ao comer, procurando fazer refeições variadas, com um visual que convide em vez de forçar.

8) Esqueça o manjado grelhado com uma saladinha pálida. Se você quer perder peso com saúde, sua refeição deve conter, em média, 50% de carboidratos, a principal fonte de energia para corpo, e os outros 50% divididos entre proteínas, essenciais para a reconstrução e renovação dos tecidos, vitaminas, sais minerais e gorduras. Dica: quanto mais colorida for a composição, maior a possibilidade de ingerir todos os nutrientes de que seu corpo necessita.

9) Evite ou limite a ingestão de bebidas alcóolicas. Além das calorias extras e vazias (que não trazem benefício algum para o organismo), elas podem conter açúcar, e portanto mais calorias vazias, que podem facilmente levar ao excesso de peso e acúmulo de gordura no corpo. Se quiser beber, restrinja o brinde para um dia da semana: uma cerverjinha ou 2 taças de vinho seco.

10) Capítulo doce: você adora e está adiando a sua dieta só para não ficar sem os seus quitutes. Em pequena quantidade, um doce sozinho não engorda.

11) Diminua a quantidade de gordura da alimentação, pois ela já está presente em muitos alimentos, sem contar as carnes magras e os molhos de salada. Mesmo as margarinas lights e as gorduras mais saudáveis como azeite de oliva e óleo de canola devem ser limitadas, pois podem facilmente levar a um excesso de calorias. Evite as frituras de imersão, que absorvem uma grande quantidade de óleo, entre elas, empanados, batata frita, bolinhos e salgadinhos fritos.

12) Estratégias para driblar a fome: ter sempre por perto, em casa, na bolsa ou na gaveta do escritório, frutas secas (damasco seco, uva-passa, banana-passa...). Se bater aquela fome no trânsito ou no meio do expediente, essas aliadas são deliciosas e energéticas, e dão sensação de saciedade. Iogurte desnatado na geladeria do escritório é outra boa alternativa.

13) Esse momento não poderia ser mais apropriado para as fumantes inveteradas pensarem em largar o vício ou, ao menos, reduzi-lo. O cigarro prejudica a oxigenação das células e a circulação sanguínea - o que, por tabela, piora a celulite. "A vontade de emagrecer já é, em si, um estresse. Ao fumar, ingere-se, entre outras substâncias maléficas, o cádmio, que é um metal pesado tóxico e agravante do envelhecimento", alerta uma médica.

14) Para manter o equilíbrio do organismo, é muito importante ingerir diariamente determinadas vitaminas e minerais. Veja os principais e algumas das fontes mais ricas: vitamina C (frutas de cor amarelada como acerola, laranja, melão), beta-carotenos (tomate, cenoura e legumes laranja-avermelhados), vitamina E (grãos, ovos, óleos vegetais, folhas verdes) e os minerais selênio (brócoli, pepino, alho, peixes, carnes), magnésio (frutos do mar, vegetais verdes), manganês (grãos, nozes), zinco (grãos, trigo, germe de trigo, frutos do mar, carnes), cromo (cereais) e cálcio (leite), pois têm a função de varrer os radicais livres do organismo.

15) Algumas trocas interessantes: azeite e molhos de salada por suco de limão, mostarda e ervas; refrigerantes por chá de frutas ou sucos leves (melão, melancia, abacaxi, maracujá, uva) e muita, muita água; pão francês por pão integral; leite integral por semidesnatado ou desnatado; bolacha cream-cracker por torradinhas integrais; manteiga ou maionese por requeijão light; bolacha recheada por biscoitos de aveia e fibras.

16) Nessa temporada em que você está se propondo a eliminar os quilinhos extra, passe longe dos fast-food, principalmente a combinação x-burguer/batata frita/refrigerante. A sensação de satisfação será logo substituída por uma fome descontrolada, já que você ingeriu calorias vazias. Mas, se entrar numa lanchonete, prefira os sanduíches menos gordurosos, com salada, e dispense molhos e maionese. Também abra mão da sobremesa.

17) Nunca pule uma refeição. Jejum, então, nem pensar. O ideal é fazer três básicas (café da manhã, almoço e jantar) e lanches leves entre elas.

18) Mesmo que você não seja chegada à onda natureba, procure substituir os produtos industrializados pelos mais naturais, as farinhas comuns pelas integrais, e o açúcar simples por adoçante ou açúcar das frutas. Crie o hábito de ler os rótulos.

19) Esqueça o emagrecimento a jato. A perda de peso muito rápida prejudica a saúde, podendo trazer complicações, e a anemia é uma delas. Por outro lado, geralmente quem emagrece num estalo recupera tudo e um pouco mais, tornando-se presa fácil do efeito sanfona. Não esqueça: o emagrecimento mais permanente é gradativo.

20) Ter a silhueta enxuta é conseqüência de uma vida saudável, onde você mescla refeições bem balanceadas com atividade física, cuida do seu bem-estar, evitando o estresse e os abusos de bebida ou fumo. Pense que essas medidas de emergência para desfilar um corpo lindo no verão devem ser incorporadas para toda a vida.

21) Aprenda a distinguir a fome verdadeira da vontade de comer. Ao notar que o que está sentindo é fruto de ansiedade ou parte do hábito de beliscar, procure se distrair: ligue para uma amiga, ouça música, leia, dê um passeio. Só não corra para a geladeira. Pense na recompensa que a espera ali na frente: um corpo esbelto, pronto para o Verão.


Leia mais...

- Ninguém precisa interromper a malhação no período de férias
- Prática regular de alongamento ajuda a preservar flexibilidade do corpo
- Tabelas Nutricionais
- Exercite-se para aliviar problemas respiratórios
- Subindo e descendo
- Melhore coração e cérebro consumindo salmão
- Você sabe se exercitar sozinho?
- Gorduras boas do abacate previnem contra várias doenças
- Adoçantes aumentariam risco de diabetes tipo 2 e obesidade
- Vegetais congelados são saudáveis?