Comunicação

Dicas e Prevenção

Home > Comunicação > Dicas e prevenção

Exercite-se para aliviar problemas respiratórios
Natação, caminhada e corrida são indicados para quem sofre de rinite, asma e bronquite


Quem sofre com complicações respiratórias como rinite, asma e bronquite, podem ter os sintomas aliviados com a prática de exercícios físicos. E que as limitações provocadas por essas doenças são sejam um desestímulo para desistir dos exercícios. Com a prática regular de atividade física o organismo passa a respirar com mais facilidade em função do fortalecimento dos músculos responsáveis pelo processo de respiração.

Além dessa vantagem, a atividade física também aumenta a circulação sanguínea, diminui a pressão sanguínea e fortalece o coração. Quem deseja começar deve se submeter a uma avaliação médica. O especialista ajudará a escolher o exercício que melhor se adapte as limitações provocadas pela doença.

Quem sofre de problemas respiratórios deve evitar riscos. Procurar não fazer exercício sozinho ou em áreas isoladas como trilhas e parques. Também é aconselhável não se exercitar quando o clima estiver muito quente ou seco. Por isso, o acompanhamento de um instrutor nos exercícios é tão importante. O especialista ajudará a realizar aquecimentos e alongamentos adequados, evitando que o praticante tenha dificuldades e lesões.

A natação, como se sabe, é um dos melhores exercícios para quem sofre de doenças respiratórias. Quando realizado na piscina, os exercícios auxiliam a entrada de ar nas vias respiratórias devido à umidade relativa do ar. A água também age como um vasodilatador, facilitando a circulação do sangue e o bombeamento do coração. Caminhar e/ou correr de forma leve também são atividades indicadas. Ambos são exercícios aeróbicos que auxiliam o condicionamento físico.

Mas, se ocorrerem desconfortos como dores no peito, enjôo ou queda brusca de pressão o praticante deve imediatamente interromper a atividade. Tais problemas acontecem geralmente pela falta de acompanhamento de um instrutor ou especialista em atividade física para estabelecer os limites do praticante. Sempre é bom para o portador de problemas respiratórios fazer uso dessa orientação.


Leia mais...

- Prática regular de alongamento ajuda a preservar flexibilidade do corpo
- Tabelas Nutricionais
- Subindo e descendo
- Melhore coração e cérebro consumindo salmão
- Você sabe se exercitar sozinho?
- Gorduras boas do abacate previnem contra várias doenças
- Adoçantes aumentariam risco de diabetes tipo 2 e obesidade
- Vegetais congelados são saudáveis?



União. Compromisso com o histórico de sucesso construído através do foco no atendimento dos desejos dos consumidores.