x

Sustentabilidade

Ambiental, Social e Governança Corporativa


Social

A União Química acredita que as pessoas são parte fundamental para o sucesso, para o desenvolvimento e o crescimento sustentável da companhia. Os temas que envolvem o cuidado, a formação e o desempenho dos colaboradores estão presentes no compromisso com o futuro.

A empresa adota uma postura proativa em relação ao exercício da responsabilidade social ao comprometer-se com programas voltados para o futuro da comunidade, que contribuam para a disseminação de valores educativos e para a melhoria das condições sociais e de saúde.

Programas

melhoria das condições sociais e de saúde.




Portas Abertas

O programa consiste em um dia destinado à visitação dos filhos dos colaboradores ao ambiente de trabalho dos pais. As crianças têm a possibilidade de ampliar seus conhecimentos e valorizar a jornada diária de seus pais, refletindo no aumento de engajamento.

Programa Todos por Todas

O programa Todos por Todas é uma iniciativa da União Química no combate à violência contra a mulher em qualquer os ambientes. Seu objetivo é conscientizar, compartilhar conhecimento e fortalecer a mulher e a sua rede de apoio, combatendo todas as formas de violência. Como parte da iniciativa foi criado um canal exclusivo para que as mulheres possam fazer denúncias de forma segura e anônima, com atendimento humanizado e exclusivo realizado por mulheres psicólogas.

Confira a Cartilha do Programa

Yellow Belt Abertas

A União Química disponibiliza o treinamento com certificação para turmas anuais de colaboradores na metodologia Lean Seis Sigma que foca em aperfeiçoamento de processos e sistema de gestão. O programa é dividido em duas etapas sendo um semestre de treinamento e outro de mentoria dos projetos que surgem dos colaboradores treinados.

Raízes da União de Educação Ambiental

O braço educacional Programa Raízes da União atinge as comunidades locais e, desde 2022, capacita professores da rede pública de ensino para que os cuidados com o meio ambiente sejam integrados à grade curricular. No primeiro ano letivo o programa abordou o tema “Floresta e Água, cuidar para não faltar” e atualmente trabalha com a temática “Alimentação Sustentável” com os alunos impactados. Confira mais aqui.



Benefícios para os Colaboradores

A empresa adota uma postura proativa em relação ao exercício da responsabilidade social ao comprometer-se com programas voltados para o futuro da comunidade, que contribuam para a disseminação de valores educativos e para melhoria das condições sociais e de saúde. Entre as ações estão:

- Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI) União, Vida e Arte, para os filhos dos colaboradores, com capacidade para atender crianças com idade entre zero e cinco anos. O CDI conta com profissionais altamente qualificados, além de materiais pedagógicos de primeira qualidade e brinquedos.

- Atendimento médico e odontológico nas plantas fabris para os colaboradores.

- Clube com acesso livre para colaboradores e seus familiares promovendo bem-estar social e integração entre todos.

- Aulas de Yoga na Planta São Paulo (Genom), como uma ação de bem-estar e qualidade de vida para os colaboradores

- Além de promover o Programa União é Mais Educação, pelo qual a companhia firma parceria com Instituições de Ensino, para oferecer desconto em diversos cursos para seus colaboradores.

Los Angeles
Los Angeles
Los Angeles
Los Angeles
Los Angeles
Los Angeles
Los Angeles
Los Angeles
Los Angeles
Los Angeles
Los Angeles
Los Angeles





Ações Sociais




Inverno Solidário e Doação de Tampinhas plásticas: dentre as ações corporativas da companhia, em todas as suas unidades fabris, são realizadas anualmente ações de arrecadação e doação de agasalhos para instituições com fins sociais, bem como o recolhimento e doação de tampinhas plásticas, também para instituições sociais, com fim de apoiar a comunidade, e promover a solidariedade dentre os colaboradores, no ambiente corporativo.




Cães Guia: Por meio de uma parceria com o Instituto Magnus, a União Química Incentiva o projeto Cão Guia, que se propõe a transformar a vida de pessoas com deficiência visual, por meio da formação de cães guia, que são treinados e adaptados para apoiar pessoas, que também são apoiadas pelo Instituto para receber ajuda do cão guia, em um projeto voluntário.

Ir para o topo