x

Consumidores poderão consultar cerca de 250 bulas de remédio via Alexa

Dados sobre medicamentos já podem ser consultados por comando de voz
– Projeto da União Química tem como objetivo ampliar o acesso às informações sobre seus produtos

Com R$224 milhões investidos em pesquisa e desenvolvimento em 2021, a União Química tem como principal característica a inovação digital contínua. A companhia já possui uma planta com o conceito 4.0 na Georgia, nos Estados Unidos, e utiliza no Brasil tecnologia de ponta em seus processos produtivos como realidade aumentada, sistemas de automação de última geração e inteligência artificial. Agora, a farmacêutica acaba de lançar na Alexa um banco de dados com cerca de 250 bulas digitais de seus medicamentos. As informações já podem ser consultadas pelos consumidores por comando de voz.

Segundo Guilhermo Cintra Fragelli, diretor de TI da União Química, foram cadastradas na Alexa os principais dados sobre os medicamentos de acordo com as normas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A assistente virtual passou a fornecer informações como posologias, princípios ativos e orientações gerais de utilização. Desta forma, todos os dados são acessíveis de maneira mais prática, rápida e natural, bastando apenas falar com o equipamento. O que também colabora para ampliar a acessibilidade das informações sobre os medicamentos da companhia.

De acordo com Fragelli, as vantagens são inúmeras. Uma das principais é a simultaneidade. Enquanto, por exemplo, o consumidor lida com as caixas dos medicamentos e seus blisters, ele pode, ao mesmo tempo, obter orientações da Alexa sobre o produto tornando sua utilização muito mais ágil e prática. “Outra vantagem, ainda mais importante, é que a Alexa colabora para a acessibilidade de pessoas com limitações ou deficiências visuais”, explica.  O objetivo da União Química é tornar pública todas as bulas de medicamentos não hospitalares, isto é, dos produtos voltados apenas ao consumidor final. A Alexa também traz amplas informações institucionais sobre a União Química como, por exemplo, a história da empresa, endereço de suas unidades, medicamentos fabricados, entre outras.

De acordo com Fernando de Castro Marques, presidente da União Química, a empresa que tem o olhar atento para as inovações tecnológicas. “Sabemos dos benefícios que a inovação pode nos proporcionar. E também entendemos que o uso das novas tecnologias impacta positivamente o nosso consumidor. Esta iniciativa amplia o acesso às informações sobre os nossos produtos a toda a sociedade”

 

A notícia também foi veiculada no jornal O Globo: https://oglobo.globo.com/blogs/capital/post/2022/09/farmaceutica-brasileira-leva-bula-de-remedio-para-dentro-da-alexa.ghtml



Ir para o topo