x

União Química entra em mercado de pediatria com lançamento de apresentação de medicamento para náusea e vômito

Setembro, 2023. A União Química farmacêutica multinacional, com capital 100% nacional, anuncia sua entrada no segmento de medicamentos antieméticos único no mercado, para enjoo, náuseas e vômitos. A novidade é o Ondset (ondansetrona) solução oral, trabalhado pela unidade de negócio Genom/Hospitalar, indicado para todas as idades. Com o lançamento a farmacêutica também entra no mercado de pediatria, um novo segmento de atuação. 

O medicamento é o primeiro a ser lançado na apresentação de solução oral líquida. Outra novidade para o segmento é a ausência de aromas, corantes, açúcares e sabor residual. 

Além da apresentação líquida, a companhia também leva ao mercado a opção sólida (comprimido oro dispersível) e o genérico do medicamento. O mercado de ondansetrona cresceu 17.3% em valores nos últimos 12 meses.

Para o presidente da União Química, Fernando Marques, o lançamento faz parte da estratégia da empresa de ampliar o portfólio em 2023. “Iremos atingir uma nova fatia de um mercado muito promissor, que é a pediatria, com uma necessidade que até hoje não era atendida. Ampliamos a equipe de promoção médica para levarem promoção para 12 mil pediatras.”

“Foram 24 meses de pesquisa para o desenvolvimento das novas apresentações que atendem todas as propriedades fisioquímicas e microbiológicas, para garantir a eficácia e segurança. Quando falamos de um quadro de náusea e vômito, trazer uma apresentação com sabor neutro e com uma aplicação facilitada ao público que tem dificuldade de deglutição, essa inovação muda a história e facilita a adesão da ondansetrona aos pacientes que necessitam” Paula Melo – Vice-Presidente de Inovação, Qualidade e Assuntos Regulatórios da União Química. 

“Foram mais de 2 anos dedicados a pesquisa, testes e fabricações de lotes para o desenvolvimento destas novas apresentações, que cumprem com todos os requisitos de qualidade, segurança e eficácia, além de entregar importantes diferenciais para o mercado. A nova forma farmacêutica, líquida, sem açúcar e sem sabor residual, permitirá que o tratamento atinja uma nova parcela de pacientes, como idosos, crianças e outros grupos com dificuldade de deglutição. Essa inovação muda a história e facilita a adesão da ondansetrona a estes pacientes que necessitam.” Paula Melo – Vice-Presidente de Inovação, Qualidade e Assuntos Regulatórios da União Química. 

A formulação com cloridrato de ondansetrona é indicada para prevenção e tratamento e não tem efeito sedativo. “Ondset® solução oral é formulado sem o uso de aromas, corantes e açúcares. A ausência de aromas auxilia no tratamento de náusea, uma vez que agentes flavorizantes podem potencializar este efeito em pacientes oncológicos, idosos e crianças. Além disso, a ausência de açúcares possibilita o uso do produto por pacientes diabéticos. Por tratar-se de uma inovação incremental, não há registro de outro medicamento utilizando cloridrato de ondansetrona na forma farmacêutica de solução oral no país”, afirma Dra. Flávia Oliveira, médica parceira da União Química. 

O produto ONDSET 4mg/5mL Solução Oral está disponível em solução oral líquida, comprimidos orodispersíveís de 4mg e 8mg, e solução injetável.

Sobre a União Química 

Com capital 100% nacional e com 86 anos de história, o Grupo União Química se posiciona entre as maiores indústrias farmacêuticas brasileiras, com crescimento de mais de dois dígitos ao ano, nos últimos cinco anos. A estrutura está definida em cinco unidades de negócios: Farma (OTCs, Marcas e Genéricos), Genom (Prescrição Médica), Hospitalar (Hospitais Públicos e Privados), Agener Saúde Animal e Terceirização para grandes empresas nacionais e multinacionais. O Grupo União Química possui um dos maiores complexos industriais do mercado farmacêutico, com nove plantas e um centro de distribuição que atendem com excelência às normas nacionais e internacionais de produção e distribuição de medicamentos. A fábrica Bthek (DF) se dedica à pesquisa, desenvolvimento e comercialização de medicamentos biotecnológicos. A biotecnologia faz parte do presente e do futuro do Grupo União Química. 



Ir para o topo