x

União Química investe em capacitação de professores da rede pública de ensino e premia escolas com valores até R$ 30 mil

Por meio do pilar educacional do seu programa de sustentabilidade, Raízes da União, empresa incentiva participação de escolas em ações socioambientais e educativas

São Paulo, agosto de 2023 – Alinhada à sua agenda ESG, a União Química, farmacêutica multinacional brasileira, celebra os bons resultados do primeiro ano do pilar educacional do programa Raízes da União e anuncia a ampliação do projeto. Em um ano (2022), foram mais de 10 mil educandos e 544 educadores impactados. Já no primeiro semestre deste ano, com a participação de cinco cidades – Pouso Alegre, Embu Guaçu, Santa Maria, Taboão da Serra e Guarulhos, foram mais de 100 escolas que receberam o programa, resultando na capacitação de 1965 professores e com o potencial de impacto em mais de 29 mil alunos com a temática de educação ambiental.

Considerado a evolução do Raízes da União, o pilar educacional do projeto permite uma ação perene, que atravesse futuras gerações. “Não há como pensar em um projeto de responsabilidade social e sustentabilidade, sem pensar em educação. O que começou como uma ideia de plantio de 1 milhão de árvores, se transformou num projeto robusto de capacitação de educadores e investimento técnico e financeiro em escolas públicas.” – explica Nirceu Tavares Mendes, líder da área Jurídica corporativa e ESG da União Química

Para fomentar a educação ambiental, a União Química buscou a parceria do Centro de Educação Ambiental de Guarulhos (CEAG), que já realizava trabalhos em conjunto com a unidade fabril Inovat, localizada em Guarulhos (SP). Além disso, foi feita uma parceria com as secretarias de educação municipais, responsáveis por indicar as escolas participantes. O programa de capacitação é composto por treinamento de, no mínimo, 6 horas/ aula, com três encontros de duas horas, para coordenadores pedagógicos, gestores e professores, e também disponibiliza uma biblioteca virtual riquíssima e apostilas, com conteúdos que fazem a ponte entre a teoria e a prática, além de um encontro presencial para apresentação dos trabalhos produzidos pelos alunos.

“Para a capacitação, fornecemos apostilas e conteúdo teórico, para que os professores levem o tema aos seus alunos do primeiro ao quinto ano. A partir da teoria aplicada no dia a dia da sala de aula, os alunos desenvolvem ações concretas. Por exemplo, eles passam a ser pesqui­sadores da realidade hídrica da sua escola; checam desperdício, avaliam o bom uso da água e podem elaborar um diagnóstico que pode ser enviado para a direção da escola. É uma ação de cidadania na prática.” – esclarece Mônica Simons, diretora do Centro de Educação Ambiental de Guarulhos e Consultora do Raízes da União.

Colhendo os frutos

Aconteceu em 24 de agosto o evento de comemoração da entrega de prêmios nas escolas municipais de Pouso Alegre (MG), que participaram do programa desde a edição de 2022, cidade onde fica situada uma das nove unidades fabris da União Química.

Na ocasião, três escolas municipais – EM Sabina de Barros, EM Ângelo Cônsoli, e EM Josefa de Azevedo Torres, receberam prêmios por sua participação durante o ano letivo de 2022. A classificação para a premiação foi feita a partir da análise dos portfólios produzidos e apresentados pelas instituições. Estão sendo entregues itens educacionais, como livros didáticos e materiais escolares; projetores, televisores, entre outras necessidades listadas pelas escolas vencedoras, no valor total de R$ 30 mil.

Após a cerimônia, deu-se o início de uma nova capacitação, incluindo 80 professores da rede municipal de ensino. Com o tema “Florestas e Água – visão sistêmica”, esses educadores receberão capacitação socioambiental e irão participar de diversas atividades voltadas ao uso consciente da água, além do plantio de árvores.

“É muito gratificante ver como impactamos as novas gerações. Estarmos presentes para capacitar professores de novas escolas com a temática “Florestas e Água” é uma forma de motivar esse grupo grande de educadores e estimular as escolas, além de reconhecer o esforço da continuidade desse trabalho que é fundamental para a região e o meio ambiente”, finaliza Mônica.

Sobre o Programa Raízes da União

O futuro das pessoas e dos negócios são prioridade para a União Química, que sempre se manteve atenta às questões relacionadas ao meio ambiente. Além disso, foi reconhecida como empresa verde pelo município de São Paulo.

Criado em 2021, o programa Raízes da União foi desenvolvido por profissionais de diferentes setores da companhia e conta com o apoio dos mais de 7,5 mil colaboradores, além de ter como parceiro o Instituto Ipê, o Instituto Estadual de Florestas (MG) e o Instituto Arvoredo (DF). O principal objetivo é alcançar a meta de 1 milhão de árvores plantadas até 2027. Inicialmente estão sendo plantadas espécies nativas dos biomas da Mata Atlântica e Cerrado, com apoio de especialistas ambientais e parceiros técnicos selecionados cuidadosamente pela União Química.

Além de serem os biomas típicos das localidades onde estão inseridas as unidades fabris da União Química, ambos estão entre as 36 áreas de conservação prioritárias no mundo, ambientes que detêm altíssima biodiversidade, na maior parte única e endêmica, mas ao mesmo tempo altamente ameaçada, com a perda de mais de 70% do território original do bioma.

Sobre a União Química

O Grupo União Química se posiciona entre as maiores indústrias farmacêuticas brasileiras, com crescimento de mais de dois dígitos ao ano, nos últimos cinco anos. A estrutura está definida em cinco unidades de negócios: Farma (OTCs, Marcas e Genéricos), Genom (Prescrição Médica), Hospitalar (Hospitais Públicos e Privados), Agener Saúde Animal e Terceirização para grandes empresas nacionais e multinacionais.

O Grupo União Química possui um dos maiores complexos industriais do mercado farmacêutico, com nove plantas e um centro de distribuição que atendem com excelência às normas nacionais e internacionais de produção e distribuição de medicamentos. A fábrica Bthek (DF) se dedica à pesquisa, desenvolvimento e comercialização de medicamentos biotecnológicos. A biotecnologia faz parte do presente e do futuro do Grupo União Química.

 



Ir para o topo