x

União Química mantém classificação de Rating ‘AA(bra)’ com Perspectiva Estável pela Fitch Ratings

Outubro de 2023 – A União Química Farmacêutica Nacional, multinacional brasileira com capital 100% nacional, recebeu a confirmação de sua Classificação de Rating de Longo Prazo ‘AA(bra)’ pela tradicional agência de classificação de risco, Fitch Ratings.

Frente a cenários econômicos desafiadores, a União Química se destaca por sua capacidade de geração de EBITDA, principalmente em segmentos-chave, como o hospitalar, com medicamentos de prescrição e marcas, que compõem cerca de 50% de seu faturamento.

Embora a classificação também leve em consideração desafios, como necessidades de capital de giro e geração de caixa operacional, a União Química demonstrou histórico de manutenção de alavancagem reduzida e saldo de caixa conservador.

Principais Fundamentos do Rating

A indústria farmacêutica apresenta fundamentos positivos a longo prazo, com crescimento consistente e resiliência comprovada, mesmo em cenários macroeconômicos adversos. A União Química está bem posicionada para se beneficiar desse crescimento, com sua diversificada linha de produtos terapêuticos.

A empresa opera em um mercado altamente fragmentado, sendo a 10ª maior no varejo no Brasil. Seu compromisso com inovação, com uma média de 13 produtos aprovados anualmente pela Anvisa, sustenta sua posição competitiva.

 A União Química também possui uma gestão prudente e histórico sólido de geração de caixa operacional, com expectativas de crescimento nos próximos anos, respaldando sua posição no mercado.

Os medicamentos são desenvolvidos internamente após o vencimento de patentes, e os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) correspondem, em média, a 6% da receita. Desde 2016, a companhia aprova, em média, 13 produtos por ano junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de dois a cinco produtos veterinários junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa

A Perspectiva Estável reflete a confiança de que a União Química manterá indicadores de crédito robustos, incluindo forte geração de caixa operacional e alavancagem abaixo de 2,0 vezes, mesmo sem considerar aquisições futuras.

Sobre a União Química

O Grupo União Química se posiciona entre as maiores indústrias farmacêuticas brasileiras, com crescimento de mais de dois dígitos ao ano, nos últimos cinco anos. A estrutura está definida em cinco unidades de negócios: Farma (OTCs, Marcas e Genéricos), Genom (Prescrição Médica), Hospitalar (Hospitais Públicos e Privados), Agener Saúde Animal e Terceirização para grandes empresas nacionais e multinacionais.Além disso, a empresa possui um dos maiores complexos industriais do mercado farmacêutico, com nove plantas e um centro de distribuição que atendem com excelência às normas nacionais e internacionais de produção e distribuição de medicamentos. A fábrica Bthek (DF) se dedica à pesquisa, desenvolvimento e comercialização de medicamentos biotecnológicos. A biotecnologia faz parte do presente e do futuro do Grupo União Química.



Ir para o topo