x
Novidades

Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.



A hipertensão: conheça suas causas e sintomas – e saiba como se prevenir!

Doença muitas vezes silenciosa, a hipertensão pede atenção e cuidados para o controle do quadro. Conheça seus diferentes tipos e formas de prevenção.

A hipertensão é um problema tão grave quanto comum. De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 30 milhões de brasileiros sofrem com essa condição clínica na atualidade.

Hipertensão e pressão alta são a mesma coisa?
Sim, pressão alta é o nome popular da hipertensão, uma séria condição clínica caracterizada pela elevação e sustentação da pressão arterial em níveis altos.

Apesar de ser mais comum em pessoas acima de 60 anos (cerca de 50% da população acima dessa idade sofre com a hipertensão, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão), todos devem tomar cuidado com esta condição.

Entre as causas que podem desencadear a doença estão o consumo de bebidas alcoólicas, de sal, além de maus hábitos como o tabagismo e o sedentarismo, responsáveis por influenciar negativamente os níveis de pressão arterial.

Quais são os sintomas da hipertensão?
Entre os principais sintomas da hipertensão estão as dores no peito, dor de cabeça, tontura, zumbido no ouvido e visão turva.

No entanto, em muitos casos, a doença é silenciosa, ou seja, não manifesta nenhum sintoma aparente. Isso pode acabar atrasando o diagnóstico médico e ressalta a importância da realização de consultas periódicas para fazer exames de check up.

Quais são os tipos de hipertensão
A hipertensão é dividida em três tipos, conforme os estágios classificados pelos níveis de pressão arterial:

– Estágio I: pressão acima de 140/90 e abaixo de 160/100
– Estágio II: pressão acima de 160/100 e abaixo de 180/110
– Estágio III: pressão acima de 180/110.

Esses números, somados a condições relacionadas que o paciente venha a ter – como diabetes ou histórico de AVC – determinam se o risco de morte cardiovascular do paciente é leve, moderado, alto ou muito alto. Além disso, quanto mais alta a pressão arterial, maior a chance de o paciente precisar usar medicamentos.

Como prevenir a hipertensão?
A melhor forma de evitar a doença é adotando um estilo de vida saudável, buscando não só evitar tudo que pode provocá-la, como também procurar manter o peso ideal e praticar exercícios físicos regularmente.

Uma alimentação rica em frutas, legumes e alimentos integrais, como sementes, arroz, pão, farinha e macarrão integrais, e grãos como aveia, grão-de-bico e feijão, é uma ótima opção de dieta para controlar a hipertensão.

Nos casos em que a doença tem causas genéticas, mesmo adotando todos esses cuidados, uma pessoa pode vir a desenvolvê-la. A boa notícia é que, com o tratamento adequado, a hipertensão pode ser controlada.

Consulte seu médico regularmente e faça os exames periódicos para acompanhar sua saúde. Lembre-se: somente ele poderá indicar o melhor tratamento, caso necessário.



Ir para o topo