x
Novidades

Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.



Saiba como fazer a vaca aumentar o leite com essas dicas

Qualquer pessoa que trabalha com produção rural, mais precisamente com bovinos, deseja saber como fazer a vaca aumentar o leite, por exemplo.

No entanto, diferentemente do que muitos possam imaginar, essa não é uma tarefa tão simples assim e requer certos cuidados ao longo de toda a produção leiteira. 

Afinal, vários fatores devem ser levados em consideração durante esse processo, justamente para que tanto a quantidade quanto a qualidade do leite aumentem.

Inclusive, os desafios podem ser notados em todos os tipos de negócio e em vários ramos de atuação – na produção de leite isso não seria diferente. 

Para te ajudar a entender melhor sobre como fazer a vaca aumentar o leite, a União Química preparou este conteúdo exclusivo.

Acompanhe a leitura e fique por dentro de todas as novidades no setor leiteiro!

Como fazer a vaca aumentar o leite? Confira dicas importantes

A produção de leite, independentemente do porte da empresa (pequeno, médio ou grande), é fundamental tanto na alimentação quanto na economia brasileira. 

Por conta disso, não é difícil identificar produtores rurais que estão sempre em busca de estratégias e recursos utilizados para que esse processo seja aperfeiçoado.

Assim, para que haja sucesso neste setor, os produtores precisam contar com a utilização das tecnologias disponibilizadas para o aprimoramento do processo produtivo.

No entanto, existem outras considerações que não podem ser deixadas de lado na hora de saber como fazer a vaca aumentar o leite e que dizem respeito aos cuidados diretos com o animal.

Quer saber como ter mais qualidade e uma maior produtividade na sua produção leiteira? Então, confira abaixo as 5 dicas imperdíveis que trouxemos para você, produtor. 

Bem-estar animal

A maior parte dos estabelecimentos que atuam com produção leiteira, mesmo as pequenas empresas, contam com o apoio de pessoas que atuam diretamente com os animais. 

Por isso, uma dica fundamental é oferecer treinamentos personalizados para os colaboradores que são responsáveis por cuidar do bem-estar dos animais.

Isso porque, o ideal é que o animal tenha contato direto com o ser humano desde o nascimento, justamente para que ele não desenvolva um certo medo ao ver humanos. 

Assim, tratar o gado de forma adequada é essencial para que o leite produzido seja de qualidade e, além disso, a produtividade seja aumentada. 

Inclusive, uma técnica utilizada anteriormente que deve ser desencorajada é a utilização de choques, produtos químicos tóxicos, espetos etc.

Afinal, eles podem gerar estresse desnecessário nos animais e, assim, modificar o metabolismo do gado, fazendo com que a produção de leite diminua de forma significativa.

O hormônio ocitocina, muito utilizado durante a ordenha das vacas, também deve ser evitado. Ou seja, o recomendado é que o leite seja coletado da forma mais natural possível.

Dicas para aumento da quantidade de leite

 

Alimentos de qualidade 

A qualidade dos alimentos que são oferecidos ao gado também é um dos pontos mais importantes na hora de saber como fazer a vaca aumentar o leite.

Inclusive, o recomendado é que sejam ofertados alimentos de acordo com a necessidade nutricional de cada animal. 

Para que isso seja possível, alguns pontos devem ser considerados, como:

  • peso do animal;
  • predisposições genéticas;
  • idade do animal;
  • estágio em que a lactação se encontra.

Importante mencionar que essa análise deve ser feita de forma personalizada, pois cada animal tem uma necessidade específica e, por isso, precisa ser respeitada.

Logo, uma dieta equilibrada deve ser oferecida ao gado para que a produção do leite aumente e, inclusive, a qualidade dessa produção seja notória. 

No entanto, procure estabelecer um plano dietético eficaz e que evite o desperdício de recursos que poderiam ser investidos em outras etapas do processo produtivo. 

Essa estratégia, no entanto, deve atender a realidade da sua empresa, justamente para que não haja o comprometimento de um orçamento que não poderá ser custeado futuramente.

Disponibilidade em abundância de água limpa e fresca

Quimicamente, 1 litro de leite possui, em sua composição, aproximadamente 87% de água.

Logo, é fundamental que haja uma adequada disponibilidade de água. Inclusive, essa água deve ser fresca e limpa, pois isso promoverá um bem-estar maior ao gado. 

Vale ressaltar que, em dias mais quentes, como no verão, por exemplo, a quantidade de água oferecida deve ser bem maior do que nos dias em que as temperaturas estão mais amenas. 

Lembre-se: todas as formas de reduzir o estresse dos animais pode (e deve) ser aplicada como estratégia na hora de saber como fazer vaca aumentar o leite.

Além disso, ainda falando sobre as temperaturas, é fundamental oferecer um conforto térmico ao animal, principalmente porque o gado que produz leite acaba gastando bastante energia.

Dessa forma, caso não haja uma refrigeração e ventilação adequadas no local em que o gado fica, pode ser que um estresse térmico seja desenvolvido. 

Sanidade animal

Uma das principais situações que prejudicam tanto a qualidade quanto a quantidade do leite é a saúde e, mais precisamente, o sistema imunológico dos animais.

Isso porque, quando ele está prejudicado, há um comprometimento dos nutrientes. Ou seja, o que seria aplicado à produção de leite, será revertido para que o organismo vença quaisquer enfermidades. 

Logo, é fundamental que você, produtor, tenha um plano estratégico bem delineado para que a saúde do seu gado seja garantida cada vez mais. 

Em alguns casos, principalmente quando há animais com quadros de doenças mais graves, pode ser que outros profissionais sejam alocados na propriedade, tais como zootecnistas e veterinários qualificados. 

Outras medidas podem ser tomadas para evitar a proliferação de doenças no gado, tais como:

  • contar com profissionais que irão supervisionar todo o processo produtivo;
  • estabelecer protocolos de segurança, bem como de vacinação e de combate parasitário;
  • determinar quais medidas serão tomadas para que doenças de alta virulência sejam evitadas;
  • caso algum animal esteja doente seriamente, procure isolá-lo do restante do gado para que a doença não se alastre por todos os animais;
  • estabelecer uma ordem para que a ordenha seja feita, justamente para evitar problemas no animal, como a mastite, por exemplo.
Qualidade e quantidade do leite

 

Suplementação em dia

Como você deve ter percebido, a alimentação do rebanho é uma das melhores formas de aprender, de fato, como fazer a vaca aumentar o leite, bem como sua qualidade.

Para que isso seja possível, é indispensável oferecer alimentos de qualidade e nas doses recomendadas para que as necessidades nutricionais sejam atendidas.

Lembrando que esse procedimento deve ser realizado de forma adequada e por um profissional especializado no assunto.

No entanto, por diversas vezes, nem sempre as recomendações nutricionais acabam sendo atendidas e certas deficiências podem ser desenvolvidas.

Nestes casos, pode ser que haja a necessidade de suplementar o gado, justamente para que o seu potencial leiteiro seja expresso de forma adequada. 

Inclusive, a suplementação é uma excelente alternativa para garantir maior bem-estar e qualidade de vida ao próprio animal. 

O que fazer quando a vaca diminui o leite?

Em alguns casos, mesmo com a aplicação de uma série de estratégias, a produção leiteira do gado pode diminuir de forma significativa.

Por conta disso, alguns compostos são essenciais para garantir que o gado atinja todo o seu potencial produtivo tanto na qualidade como também na quantidade de leite. 

Abaixo, você vai conhecer alguns compostos que apresentam alta relevância para que o produtor seja beneficiado e, assim, o animal consiga ter uma expressão leiteira maior.

Confira!

Na União Química, por sua vez, você encontra o que há de melhor no mercado para que a produção de leite do seu rebanho aumente consideravelmente.

Acesse o nosso site e conheça um dos melhores produtos na hora de saber como fazer a vaca aumentar o leite: o LACTOTROPIN.

Suplemento para aumento da produtividade leiteira

 

Conclusão

No conteúdo de hoje, você aprendeu mais sobre como fazer a vaca aumentar o leite e como a qualidade dele também importa no final do processo.

Além disso, conheceu alguns pontos que devem ser observados para que a produção aumente de forma satisfatória, inclusive no que diz respeito à qualidade, como mencionado anteriormente.

Por fim, aprendeu que, às vezes, a suplementação é um recurso empregado para que o animal consiga expressar todo o seu potencial, sem abrir mão da qualidade de vida e bem-estar, logicamente. 

Na União Química, você pode ter acesso a produtos de qualidade. 

Afinal, somos uma empresa que coloca o nosso consumidor sempre em primeiro lugar e que está em constante evolução para sempre garantir, entre outros aspectos, produtos sustentáveis.

Para continuar aprendendo, acesse o blog da União Química e não perca nenhuma novidade.

Fontes



Ir para o topo