x
Novidades

Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.



Cuidados com a pressão arterial

Segundo dados do Ministério da Saúde, a “pressão alta”, como é popularmente conhecida, afeta pelo menos um a cada quatro adultos no Brasil.

O QUE É?
A hipertensão arterial é uma doença caracterizada por níveis de pressão sanguínea elevados, acima de 120 x 80 mmHg (milímetros de mercúrio). Vários fatores de risco colaboram para o aumento da pressão que, quando cronicamente elevada, faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue nos vasos sanguíneos. O ideal é que as aferições sejam feitas por um profissional de saúde para um diagnóstico correto.

SINTOMAS
Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser sinais de alerta de que a pressão pode estar alta. Entretanto, na maioria das vezes, é uma doença silenciosa e a pessoa não apresenta nenhum sintoma, permanecendo assim por meses e até anos, até que ocorra uma complicação, como um derrame cerebral. Por esta razão, é importante medir a pressão arterial regularmente.

FATORES DE RISCO
Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da doença.

PREVENÇÃO
É possível prevenir e controlar a hipertensão arterial adotando hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e saudável, com pouco sal, atividades físicas, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, não utilizar drogas, entre outras atitudes que contribuem para a melhoria da qualidade de vida. E lembre-se: consulte sempre o seu médico. Ele é a pessoa mais indicada para orientá-lo!

Atitudes simples podem levar a grandes transformações. Seja você a mudança! Faça escolhas saudáveis!

Fonte: Ministério da Saúde | Secretaria de Saúde de Pernambuco
________________________________________________________________________________________________

A União Química tem em seu portfólio medicamentos para hipertensão arterial e problemas cardiovasculares e apoia a conscientização sobre a importância dos cuidados com a pressão arterial.



Ir para o topo