x
Novidades

Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.



Cuidados no verão: temporada de sol e chuva requer atenção com a saúde

Cuidados no verão: temporada de sol e chuva requer atenção com a saúde

Veja algumas dicas para manter-se saudável durante a temporada mais festiva do ano. Aumento das chuvas pede também atenção redobrada para a prevenção à dengue.

A estação mais quente do ano está batendo à nossa porta. Em algumas regiões, tempo seco e sol escaldante. Em outras, períodos intercalados com muita chuva. Independente de onde esteja, é fundamental tomar alguns cuidados no verão.

Da alimentação aos cuidados com a pena, passando pela importante prevenção à propagação do mosquito Aedes aegpypti – que costuma aumentar muito durante esta época, confira algumas dicas para aproveitar melhor a estação:

Beba muita água
Tomar ao menos 2 litro de água, todos os dias, é essencial para manter o corpo sempre hidratado e apto a enfrentar altas temperaturas. Em dias quentes, as pessoas suam mais e, consequentemente, perdem mais água e sais minerais. Para repor, vale também consumir frutas e legumes que tenham boa quantidade dessas substâncias, como melancia, melão, abacaxi, chuchu, batata e abóbora, por exemplo.

Cuide da pele e dos cabelos
O sol faz bem à saúde. Ele ativa nossa melanina, acelera a produção de serotonina, sintetiza a vitamina D e melhora o sono. No entanto, evite se expor diretamente a ele entre o horário das 10h às 15h. Durante este período, o uso de protetor solar é ainda mais importante, e o indicado é que ele seja retocado de duas a três horas por dia, para não perder a sua eficácia. Dê os mesmos cuidados aos seus cabelos, fazendo muita hidratação devido ao ressecamento do sol.

Atenção aos fungos
Nesta época de calor,  a proliferação de fungos tende a aumentar, já que transpiramos mais nos pés e ficamos com roupas úmidas por mais tempo em nosso corpo, criando ambientes para esse tipo de contaminação. As micoses e as candidíase são frequentes. Dessa maneira, mantenha seus pés bem secos e evite ficar muito tempo com a roupa de banho molhada.

Mantenha o Aedes aegpypti longe
A temporada de chuvas é também a época mais favorável para a propagação de doenças como a zika, a chikungunya e a dengue, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegpypti. Com os temporais típicos de verão há um aumento de criadouros, e os ovos aparecem rapidamente devido às altas temperaturas.

A melhor forma de combatê-lo é eliminando os criadouros onde possam ser encontrados focos do mosquito. Para isso é necessário evitar o acúmulo de água parada em quintais, pneus velhos, garrafas, bem como manter sempre fechadas as caixas d’água.



Ir para o topo