x
Novidades

Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.



Descarte de medicamentos: você está fazendo da maneira correta?

Para evitar que medicamentos não utilizados prejudiquem o meio ambiente, os animais e a nós, seres humanos, é recomendado entregá-los em farmácias públicas e privadas

Uma pesquisa rápida entre amigos e é fácil perceber que a maioria das pessoas joga no lixo comum aquele medicamento vencido ou que não está mais sendo usado. A atitude, aparentemente inofensiva, faz mal ao meio ambiente, aos animais e, consequentemente, aos seres humanos.

Ao descartar os medicamentos no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário, você estará contribuindo, mesmo sem saber, com um grave problema de saúde pública. Isso porque eles liberam resíduos químicos que contaminam o solo, os animais, rios, córregos e até mesmo a água que bebemos.

Sendo o Brasil o sétimo país que mais consome medicamentos do mundo – e com pouca legislação referente ao correto descarte de medicamentos vencidos ou sem uso – é preciso que a população esteja informada e consciente sobre o assunto para evitar futuros danos ao meio ambiente.

Por isso, vale a pena conferir algumas dicas e cuidados sobre como lidar com essas drogas.

Use medicamentos de forma racional

Use remédios de forma racional, sem exageros, sem automedicação e não interrompa o tratamento por conta própria. Também exija do seu médico uma prescrição completa e coerente.

Evite desperdícios

Ao comprar medicamentos sem critérios ou em grandes quantidades para deixar armazenado em casa é mais provável que parte passe da validade sem uso e tenha que ser descartado. Procure consumir apenas aquilo que será utilizado.

Leve os medicamentos vencidos a um ponto de coleta

Se seu medicamento venceu e você só percebeu agora, não jogue no vaso sanitário ou no lixo. Agora que você sabe dos riscos que isso pode causar, leve os medicamentos até um ponto de coleta para o descarte correto. Algumas drogarias privadas participam do programa Descarte Consciente e recebem esses medicamentos. Para saber onde ficam, basta acessar o site do programa.

O que acontece depois?

Quando descartados corretamente, os medicamentos são levados para locais especializados e tratados por processos térmicos, geralmente queimados em usinas de incineração, diminuindo o volume dos resíduos e sua periculosidade.

 

 



Ir para o topo