x
Novidades

Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.



Dia da imunização: a importância desta data para a saúde da população

Data tem o intuito de conscientizar a  população sobre a importância de manter as vacinas em dia

O dia 9 de junho é voltado para as celebrações do Dia Nacional da Imunização no Brasil. O principal objetivo desta data é conscientizar a população sobre a importância de manter a regularidade das principais vacinas contra algumas doenças e diminuir a probabilidade de contrair enfermidades como a caxumba, o sarampo, o tétano, a gripe, entre outras.

Graças ao esforço de cientistas visionários que dedicaram suas vidas a conduzir ações de imunização é que podemos comemorar a erradicação de certas doenças, como a varíola e a poliomielite. Mais recentemente, foi a dedicação e grande nível de pesquisa destes cientistas que possibilitaram a criação de uma vacina contra a Covid-19 de forma emergencial, para evitar que a pandemia se espalhasse ainda mais. É válido lembrar que esse tipo de estudo deve permanecer de forma constante, para prevenir que novas doenças se alastrem e garantir saúde à população.

A data serve também como um alerta constante para os desafios da saúde pública brasileira e um indicador da longa jornada que ainda precisa-se percorrer na eliminação de doenças preveníveis por vacinação.

Como são produzidas as vacinas?
As vacinas são produzidas com propriedades dos próprios vírus causadores das doenças, mas em estado inativo. Quando entra em contato com o organismo, o corpo não interpreta que o vírus está morto e produz anticorpos para combater o agente invasor. Assim, quando a pessoa é exposta aos vírus ativos de determinada doença, o seu corpo já terá anticorpos para evitar a contaminação.

As vacinas podem ser profiláticas, que servem para prevenir ou melhorar os efeitos de uma futura infecção por qualquer patógeno natural ou “selvagem”, ou terapêuticas, como é o caso das vacinas contra o câncer que estão sendo pesquisadas.

Você sabia?
A primeira vacina de imunização foi criada pelo médico britânico Edward Jenner, em 1796. Ele descobriu como imunizar pessoas que foram expostas ao vírus da varíola.



Ir para o topo