x
Novidades

Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.



Dia do Farmacêutico

Seja no balcão da farmácia ou em um laboratório de pesquisa, eles desempenham um importante papel para os cuidados com a nossa saúde. Nós da União Química desejamos um Feliz Dia do Farmacêutico a todos os profissionais.

E neste 20 de janeiro, o Brasil celebra o Dia do Farmacêutico, profissional de tradição milenar, que desempenha um papel fundamental para a sociedade.

Entre suas atribuições, eles são os responsáveis por promover a educação em saúde, o uso racional e a dispensação segura de medicamentos,  além da otimização da farmacoterapia. Tudo para garantir a segurança e efetividade no tratamento de milhares de pessoas.

Quais são as principais áreas de atuação do farmacêutico?
Engana-se, no entanto, quem associa o farmacêutico apenas àquela pessoa que está atrás dos balcões das farmácias. Além dessa importante atividade, existem outras 10 linhas de atuação e 135 especialidades na profissão.

Na indústria farmacêutica, por exemplo, os farmacêuticos são os responsáveis por diversos processos importantes como o controle de qualidade de medicamentos, a supervisão do transporte dos componentes produzidos, a conferência das matérias-primas recebidas, a realização de pesquisas para o desenvolvimento de novos fármacos, para citar algumas.

Eles também marcam presença na área de cosmetologia, com a pesquisa, desenvolvimento, elaboração e aplicação de produtos cosméticos; na área de perícia criminal e com a realização de diversas análises laboratoriais de amostras biológicas coletadas.

Já na área de alimentos, o profissional pode participar do desenvolvimento de métodos para obtenção de alimentos e na realização de análises toxicológicas, microbiológicas e físico-químicas das matérias-primas e do produto final.

Nossa homenagem ao Dia do Farmacêutico
Independente de qual área atua, expressamos aqui o nosso profundo agradecimento e respeito a todos os farmacêuticos que desempenham a sua profissão com ética, dedicação, disciplina e, acima de tudo, o amor em cuidar das pessoas. A todos estes profissionais, o nosso muito obrigado!



Ir para o topo