Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.
Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.
Atualizado em 15/06/2021
Conheça os pré requisitos e saiba como se preparar para ser um doador de sangue e ajudar a salvar vidas.
Para homenagear a todos os voluntários e conscientizar a população sobre a importância deste ato, o dia 14 de junho foi instituído como o Dia Mundial do Doador de Sangue. Afinal, a necessidade de sangue seguro para tratamentos e intervenções urgentes é universal, e além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos, ajuda pacientes que sofrem de condições com risco de vida.
Como sempre há dúvidas sobre quais os requisitos necessários para ser um doador de sangue e trazer informações relevantes sobre este ato, preparamos este post para te ajudar a dar o primeiro passo.
Quem pode ser doador de sangue?
A doação de sangue pode ser feita por qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, desde que não tenha problemas de saúde ou tenha sido submetida a cirurgias ou procedimentos invasivos recentes. Já os menores de 16 anos precisam de uma autorização dos pais ou responsáveis.
Para garantir o bem estar do doador e de quem recebe o sangue, alguns requisitos básicos devem ser respeitados:
Como o doador de sangue deve se preparar para o procedimento?
Quem é doador de sangue já sabe que o procedimento pode gerar alguns efeitos, como o sentimento de cansaço e fraqueza. Apesar de não durar muito e ter todo o apoio da equipe de coleta do sangue, isso pode ser reduzido se tomarmos algumas precauções antes da doação.
Para isso, mantenha-se sempre hidratado, principalmente no dia anterior e no dia em que vai doar sangue. Água de coco, chás ou sucos de fruta são opções para se hidratar além da água.
Outro ponto importante é se alimentar bem antes da doação. Lembre-se, no entanto, que é recomendado evitar o consumo de alimentos gordurosos pelo menos 3 horas antes do procedimento. Se for após o almoço, procure se alimentar de forma leve e aguarde pelo menos 2 horas antes de doar o sangue.
Ainda não é um doador de sangue? Considere esta possibilidade com carinho!
Doar sangue é um processo seguro, rápido e que ajuda a salvar muitas vidas. O sangue do doador pode ser usado de diferentes formas, para atender as necessidades de quem o recebe.
Em todas as cidades do Brasil há espaços dedicados à doação de sangue. Uma simples busca na internet e certamente você encontrará um local próximo a você para realizar este ato de solidariedade e amor ao próximo.