x
Novidades

Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.



Dia mundial do doador de sangue: junte-se a essa causa!

Conheça os pré requisitos e saiba  como se preparar para ser um doador de sangue e ajudar a salvar vidas.

Para homenagear a todos os voluntários e conscientizar a população  sobre a importância deste ato, o dia 14 de junho foi instituído como o Dia Mundial do Doador de Sangue. Afinal, a necessidade de sangue seguro para tratamentos e intervenções urgentes é universal, e além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos, ajuda pacientes que sofrem de condições com risco de vida.

Como sempre há dúvidas sobre quais os requisitos necessários para ser um doador de sangue e trazer informações relevantes sobre este ato, preparamos este post para te ajudar a dar o primeiro passo.

Quem pode ser doador de sangue?
A doação de sangue pode ser feita por qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, desde que não tenha problemas de saúde ou tenha sido submetida a cirurgias ou procedimentos invasivos recentes. Já os menores de 16 anos precisam de uma autorização dos pais ou responsáveis.

Para garantir o bem estar do doador e de quem recebe o sangue, alguns requisitos básicos devem ser respeitados:

  • Pesar mais de 50 Kg;
  • Ter o Índice de Massa Corpórea (IMC) superior a 18,5;
  • Não apresentar alterações no hemograma, como diminuição da quantidade de hemácias e/ ou hemoglobina;
  • Ter feito uma alimentação saudável e equilibrada antes da doação, evitando o consumo de alimentos gordurosos pelo menos 4 horas antes do procedimento;
  • Não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e nem ter fumado nas 2 horas anteriores;
  • Não ter doenças transmissíveis pelo sangue como Hepatite, Aids, Malária ou Zika, por exemplo.

 

Como o doador de sangue deve se preparar  para o procedimento?
Quem é doador de sangue já sabe que o procedimento pode gerar alguns efeitos, como o sentimento de cansaço e fraqueza. Apesar de não durar muito e ter todo o apoio da equipe de coleta do sangue, isso pode ser reduzido se tomarmos algumas precauções antes da doação.

Para isso, mantenha-se sempre hidratado, principalmente no dia anterior e no dia em que vai doar sangue. Água de coco, chás ou sucos de fruta são opções para se hidratar além da água.

Outro ponto importante é se alimentar bem antes da doação. Lembre-se, no entanto, que é recomendado evitar o consumo de alimentos gordurosos pelo menos 3 horas antes do procedimento. Se for após o almoço, procure se alimentar de forma leve e aguarde pelo menos 2 horas antes de doar o sangue.

Ainda não é um doador de sangue? Considere esta possibilidade com carinho!
Doar sangue é um processo seguro, rápido e que ajuda a salvar muitas vidas. O sangue do doador pode ser usado de diferentes formas, para atender as necessidades de quem o recebe.

Em todas as cidades do Brasil há espaços dedicados à doação de sangue. Uma simples busca na internet e certamente você encontrará um local próximo a você para realizar este ato de solidariedade e amor ao próximo.



Ir para o topo