x
Novidades

Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.



Entender a bula do seu medicamento ficou mais fácil

Acessibilidade e praticidade: conheça mais sobre os produtos da União Química por comando de voz ou pelas bulas interativas

Cuidar da saúde é uma parte importante da nossa rotina. Mesmo assim, muitas vezes podemos enfrentar desafios para entender e colocar em prática tarefas aparentemente simples, como compreender instruções de uso de medicamento ou mesmo lembrar da dosagem e horário corretos.

Pensando em melhorar a experiência e proporcionar mais acessibilidade às pessoas, a União Química se dedica a desenvolver recursos e serviços inovadores que facilitam o acesso e o uso racional dos medicamentos.

Duas inovações surgiram para facilitar a vida do consumidor e proporcionar acessibilidade às bulas de medicamentos:

· A consulta de bulas por comando de voz por meio da Alexa. · A consulta de bulas interativas, com recurso de inteligência artificial, por meio do QR Code na embalagem do medicamento.

Uso da Alexa

A consulta da bula por meio da Alexa pode ser feita pelo comando de voz “Alexa, abra bulas União Química”. Outra forma é baixar a skill, que permite você ativar essa funcionalidade na Alexa. As skills são aplicativos ativados por comando de voz, compatíveis com o equipamento.

Alexa União Química

 

Bula Interativa

A partir de QR Codes impressos nas embalagens dos medicamentos, você pode ter acesso a uma série de informações sobre o produto, por meio de um recurso que permite uma nova experiência, interativa e facilitadora, ao consumidor final. As bulas interativas são pioneiras no mercado brasileiro e oferecem recursos de inteligência artificial, permitindo acesso rápido às informações essenciais sobre o medicamento, além de possuir um menu navegacional que possibilita a busca ágil e intuitiva de informações, por tópicos e com auxílio de vídeos que trazem a Laura, a inteligência artificial da União Química.

Como usar esta funcionalidade?

Basta apontar a câmera do seu celular para o QR code na embalagem e clicar para abrir o conteúdo disponível. Na tela do seu aparelho será carregado um menu com acesso rápido e fácil aos dados mais importantes sobre aquele medicamento: você pode ler, assistir ou ouvir a bula, entrar em contato através de um click com o SAC ou site União Química, aprender sobre descarte e reciclagem das embalagens, orientações em caso de eventos adversos, vídeos com instruções de uso dos produtos, entre outros.

Acessibilidade

Na União Química acreditamos que todas as pessoas devem ter acesso a informações precisas sobre medicamentos e cuidados com a saúde.

Mobilidade: Este tipo de assistente virtual pode auxiliar, por exemplo, pessoas com mobilidade reduzida a comandar luzes, equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos inteligentes pela casa sem precisar se deslocar.

Conforto: Para pessoas com alguns tipos de deficiência (com necessidades específicas) pode ser mais fácil fazer uma pergunta ou solicitação por comando de voz do que escrever em um computador ou dispositivo móvel. –

Independência: A Alexa já se tornou companhia para pessoas idosas sendo uma assistente eficiente para lembretes de compromissos e tarefas do dia a dia.

Acessibilidade: Para as pessoas com deficiência visual, a Alexa pode ser uma aliada para ler um livro ou mesmo uma bula de medicamento, como no caso da skill criada pela União Química.

A União Química tem como objetivo proporcionar acesso fácil e preciso a informações sobre medicamentos e cuidados com a saúde, trabalhando continuamente no desenvolvimento de recursos e serviços inovadores que tornem essa realidade possível para cada vez mais pessoas.

Nota: as novas embalagens já estão chegando ao mercado. As produções a partir de dezembro de 2022, na linha hormonal Genom, foram as primeiras a terem os lotes disponíveis com essa tecnologia. Agora a companhia trabalha na inserção dos demais produtos do portfólio, priorizando as linhas Genom oftalmologia e Sistema Nervoso Central, que também já possuem alguns lotes de produtos, no mercado, com essa tecnologia.

A disponibilidade dos QR Codes nas embalagens pode variar de acordo com o tipo de produto e data de produção do mesmo.

 



Ir para o topo