x
Novidades

Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.



Influenza: cuidados para se prevenir da doença

O Brasil passou por surtos epidêmicos de influenza no decorrer do último ano. E para prevenir a doença causada pelos vírus Influenza, apontamos algumas maneiras de aumentar os cuidados.

A forma mais eficaz de prevenção contra a Influenza é a vacina, uma das medidas mais seguras para evitar casos graves e óbitos pela doença. Entretanto, como o vírus sofre mutações frequentes, as agências de saúde fazem um monitoramento frequente e reformulam o imunizante, por isso é necessária a vacinação anual.

Outras medidas de prevenção são lavar as mãos frequentemente; não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e garrafas; utilizar máscaras sempre que estiver com sintomas e priorizar ambientes com boa circulação de ar; evitar aglomerações e contato com pessoas doentes; usar lenços descartáveis para cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir; não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo.

Em caso de sintomas de Influenza, o ideal é buscar auxílio médico o mais precocemente possível para fazer o teste e confirmar (ou não) o diagnóstico. Se for Influenza, existe tratamento medicamentoso para encurtar o tempo de sintomas, ajudando a reduzir ou até evitar a disseminação e contágio do vírus para outras pessoas. Mas para que o tratamento seja eficaz, é fundamental que seja iniciado precocemente após o início dos sintomas.

 

Fonte:

FeSaúde



Ir para o topo