x
Novidades

Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.



O que é Farmacovigilância?

Farmacovigilância: O que é? Qual a sua importância?
Medicamentos são fundamentais para a saúde e têm grande responsabilidade na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Para que sejam eficazes, no entanto, eles precisam ser usados de forma adequada e segura, com garantia da farmacovigilância

Produzir, desenvolver e fornecer produtos com segurança que contribuam com o bem estar e a melhoria da saúde da sociedade é a missão da União Química. E para que ela seja cumprida com excelência, contamos com uma área de farmacovigilância. Poucos conhecem o seu real significado, mas esta é uma atividade de grande importância para garantir a eficácia e segurança dos medicamentos disponibilizados no mercado.

Afinal, o que é farmacovigilância?
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a farmacovigilância é definida como “a ciência e atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos”. Esse conceito foi criado para garantir o bom uso, qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos, fatores que são comprovados através do monitoramento pós comercialização.

Como a farmacovigilância é aplicada na União Química?
Por ser uma empresa multisegmentada, a União Química trabalha com uma equipe especializada, responsável pelo monitoramento e segurança de todos os produtos voltados para o uso humano. O intuito é garantir que os medicamentos cheguem ao consumidor de forma segura. Para isso, é feita uma avaliação e monitoramento constante da relação riscos X benefícios dos produtos que são disponibilizados para venda.

O paciente também é parte do trabalho de farmacovigilância
A União Química mantém um canal de diálogo com seus consumidores por meio de uma equipe preparada para coletar e avaliar dados de possíveis causas de reações e eventos adversos relacionados ao uso do fármaco. A partir deste contato, é possível analisar cada ocorrência. Relatos de reações que estejam fora do padrão do medicamento são levados para um estudo mais minucioso, no intuito de implantar melhorias, sempre pensando no bem estar do paciente.

Ajude-nos nessa tarefa!
A farmacovigilância existe para proteger a população em geral. Por isso, com o objetivo de promover a melhoria contínua de nossos produtos, contamos com a sua ajuda para relatar qualquer problema ou reação que tenha sido desenvolvida a partir do uso de um produto da União Química.



Ir para o topo