Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.
Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.
Atualizado em 01/10/2018
Autoexame é o primeiro passo para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama
Outubro já é um mês tradicionalmente marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, visa compartilhar informações e conscientizar a população sobre a doença, que é o segundo tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira: são 60 mil casos por ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Os sinais de alerta
O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido é um caroço no seio, que pode estar acompanhado ou não de dor. Vale destacar que a presença de pequenos nódulos na mama é relativamente comum, mas o importante é realizar o autoexame periodicamente para acompanhar a sua evolução.
Se ele aumentar ao longo do tempo, é importante procurar um médico para que seja investigado. Além disso, é recomendado a toda mulher com mais de 40 anos – ou a partir de 20 anos caso haja histórico de câncer na família – realizar o autoexame de mama e demais exames preventivos prescritos pelo médico.
Outros sintomas do câncer de mama aos quais as mulheres devem estar atentas são:
– Alterações na pele da mama
– Aumento de uma das mamas
– Vermelhidão ou alteração da cor da mama
Prevenir é o melhor remédio
Além do autoexame, fazer o exame clínico das mamas ao menos uma vez ao ano é fundamental para garantir que não há alterações difíceis de serem detectadas. Outras dicas de prevenção ao câncer de mama são:
– Manter o peso corporal adequado
– Não fumar
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
– Praticar exercícios físicos
Cuide-se!
Pois quando diagnosticado cedo, as chances de cura do câncer de mama chegam a 95%.