x
Novidades

Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.



Qual a diferença entre resfriado e os diferentes tipos de gripes?

Sintomas semelhantes, nomes diferentes. Você sabe diferenciar Influenza (gripe) de resfriado? Resfriado é causado geralmente pelo rinovírus e gera coceira no nariz, irritação na garganta, coriza, espirros e, às vezes, estado febril leve. Já a gripe é causada pelo vírus da Influenza e pode evoluir para casos graves.

Antes de tudo, é preciso entender que existem diferentes vírus que causam a  Influenza: 

Entre eles, o H1N1 e o H3N2, assim nomeados em razão das proteínas hemaglutinina (H) e neuraminidase (N) na superfície do vírus. Ambas são as que possuem maior potencial de causar uma epidemia. Assim, a diferença é que a Influenza é uma denominação genérica da doença, enquanto H1N1 é apenas um dos  vírus que provoca a doença. Outro vírus é o H3N2. 

Agora, confira as diferenças dos sintomas entre elas:

  • H1N1: febre alta, podendo superar os 39ºC; dor de cabeça de forte intensidade; muita tosse seca; dor muscular intensa; cansaço extremo; raro ter catarro logo de início; pouca dor de garganta; calafrio e falta de ar frequentes; dor e irritação nos olhos.
  • H3N2: febre alta no início do contágio; perda de apetite; inflamação na garganta; calafrios; dores articulares; irritação nos olhos; mal-estar; tosse; diarreia; cansaço extremo; vômito; coriza.

Importante ressaltar o início abrupto dos sintomas.

 


Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/gripe-e-resfriado/



Ir para o topo