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Saúde em dia: 5 dicas para combater a preguiça e praticar atividade física

Conheça os benefícios de incluir a atividade física em sua rotina diária e algumas orientações para dar um basta na preguiça

A importância da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, e seus benefícios podem ser diretamente sentidos tanto na saúde do corpo como na saúde mental.

Diversos estudos demonstram claramente como a prática de exercícios regulares apoia a prevenção de doenças e melhora nossa disposição para o dia a dia.

Quais são os benefícios da atividade física?
Entre outros inúmeros benefícios desse ótimo hábito, podemos destacar:

– Redução considerável dos riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e problemas relacionados a baixa imunidade;
– Melhoria de transtornos de fundo emocional;
– Prevenção ou retardamento dos casos de Alzheimer;
– Redução ou controle de peso e apoio ao equilíbrio das taxas de gordura na corrente sanguínea;
– Favorece a diminuição de ingestão de medicamentos que servem para problemas relacionados a diabetes tipo 2 (aquele que não tem relação com a produção de insulina), pressão alta e níveis de triglicerídeos.

Como vencer a preguiça e começar a praticar exercícios físicos?
Para usufruir de todas estas vantagens, é preciso aderir à prática frequente de atividades físicas: três vezes por semana, por períodos de pelo menos 45 minutos, é o ideal, mas a realidade de muitos é que a vontade de se exercitar acaba sendo vencida pela preguiça.

A boa notícia é que isso não quer dizer que seja uma ação impossível ou que não há formas de encontrar a motivação necessária.
Mesmo quem muitas vezes já fracassou ao tentar incorporar exercícios físicos ao dia a dia, pode encontrar outras formas de vencer o cansaço e avançar pouco a pouco rumo à meta saudável.

E para te ajudar nessa missão, preparamos algumas dicas para combater a preguiça e incluir a atividade física na rotina de uma vez por todas. Confira!
Experimente diferentes atividades físicas até encontrar a que mais te agrada

Faça uma caminhada, tente fazer uma corrida, dance, prove modalidades esportivas, faça hidroginástica, musculação, natação ou veja outras alternativas dentro de uma academia, no seu bairro ou na sua comunidade.
Certamente você vai encontrar aquela que te dê prazer, o que vai facilitar, e muito, em te motivar a não deixar esta prática para o dia seguinte.

Teste diferentes horários até encontrar o momento ideal pra você
Faça essa experimentação até descobrir em qual momento do dia você se sente mais disposto, ou qual é o momento que se encaixa melhor na sua rotina. Isso vai facilitar que o exercício não seja percebido como obrigação.

Comece devagar e aumente o ritmo de acordo com a resposta do seu corpo

Nos primeiros dias de exercício, o corpo vai ficar dolorido. A dorzinha passa logo, mas pode ser o suficiente para te desmotivar. Aguente firme e respeite a resposta de seu corpo ao esforço realizado.

Com o passar do tempo, você vai criando resistência e pode ir aumentando a intensidade aos poucos.

Não planeje demais
Encontrou uma janela de 20 minutos no seu dia? Vista a roupa, calce um sapato confortável e comece agora! Planejar demais, esperar por isso ou por aquilo pode te desmotivar e fazer com que você não comece nunca.



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