x
Novidades

Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.



Suplemento alimentar animal: o que é, importância e como utilizar

Nós, seres humanos, necessitamos de doses diárias de vitaminas e minerais para mantermos nosso organismo em pleno funcionamento. 

Por vezes, entretanto, acabamos recorrendo aos suplementos alimentares para alcançar as doses recomendadas.

Com relação aos animais, isso não poderia ser diferente. Afinal, eles também necessitam de nutrientes para se manterem fortes e saudáveis.

Logo, o suplemento alimentar animal surge como uma alternativa eficiente para garantir qualidade de vida e bem-estar ao próprio animal.

Assim, caso ele não consiga alcançar as recomendações nutricionais pela dieta em si, o suplemento irá auxiliar nesse processo.

Quer saber mais sobre o assunto e aprender, de fato, qual a importância do suplemento alimentar animal?

Então, continue conosco e descubra tudo sobre o assunto aqui, neste artigo exclusivo. 

Boa leitura!

O que são os suplementos alimentares animais?

O suplemento alimentar animal é um recurso utilizado para que as doses de vitaminas, minerais e outros nutrientes sejam alcançadas sem muitas dificuldades. 

Isso porque, em alguns casos, a dieta habitual do animal não é capaz de ofertar todas as recomendações nutricionais para que o pet fique forte e saudável. 

Inclusive, diferentemente do que muitos acreditam, os suplementos alimentares não devem ser dados apenas para os adultos.

Afinal, os filhotes também são beneficiados com essa estratégia. Isso porque, eles ainda estão em fase de crescimento e, com a ajuda do suplemento, conseguem ter um desenvolvimento mais saudável. 

Hoje, inclusive, existe uma gama de suplementos disponíveis no mercado. No entanto, o ideal é investir naquele que atende melhor às necessidades do animal.

Vale ressaltar que a composição nutricional de cada suplemento pode variar de acordo com a marca. Logo, o importante é consultar o médico veterinário para saber, de fato, qual é a melhor opção.

Suplemento alimentar animal: para que serve?

Entender para que servem, afinal, os suplementos, fica mais fácil quando fazemos um paralelo com as nossas recomendações nutricionais. 

Por exemplo: vejamos o Ferro (Fe). Um adulto do sexo masculino, sem qualquer comorbidade, requer 8 mg de ferro/dia. Uma mulher, por sua vez, nas mesmas condições, requer 18 mg de ferro/dia. 

Ou seja, existe uma dose recomendada de ferro para cada sexo biológico e, inclusive, para cada grupo populacional (crianças, adolescentes, gestantes, idosos etc.).

Da mesma forma, os animais possuem uma recomendação nutricional que, por vezes, não é alcançada na alimentação. 

Assim, como alternativa para reverter esse quadro e fornecer as quantidades necessárias dos elementos faltantes (nutrientes), temos o suplemento alimentar animal. 

Em alguns casos, os veterinários já aconselham o uso ao menor sinal de carência, justamente para evitar que surja alguma doença em decorrência dessa escassez de nutrientes. 

Além disso, o suplemento alimentar é uma estratégia utilizada quando o animal está passando por alguma fase específica de sua vida. 

Como, por exemplo, no animal idoso, em que as necessidades são diferentes de um filhote ou adulto. 

Inclusive, alguns suplementos são extremamente benéficos para a saúde do sistema nervoso do animal, ou até para promover uma melhor visão ou contribuir para um metabolismo mais eficiente.

suplementação: para que serve?

 

Quando devemos utilizar os suplementos alimentares para os pets?

Como mencionado anteriormente, existem dois principais motivos para utilizar o suplemento alimentar nutricional: ou em alguma fase específica da vida do animal ou quando, apenas pela alimentação, as recomendações nutricionais não são alcançadas.

Porém, é importante que você também saiba que existem outros quadros que requerem a suplementação, seja de proteína, vitamina, aminoácido, minerais etc. 

A seguir, elencamos algumas condições que fazem com que a suplementação seja muito bem-vinda para o animal:

  • quando o animal é atleta;
  • quando está gestante;
  • lactentes;
  • quando são animais idosos ou que possuem alguma comorbidade ou deficiência.

Vale ressaltar que os benefícios da suplementação animal são variados. 

Assim, desde pelos mais bonitos e brilhantes até a saúde e qualidade de vida do animal, os suplementos são excelentes opções.

Suplemento alimentar animal: conheça os diferentes tipos

Alimentação saudável é um tema bastante recorrente, principalmente nos últimos tempos, em que um boom do mundo fitness veio à tona. 

No entanto, essa qualidade de vida não é buscada apenas pelos humanos. 

Quer dizer, muitos pais e mães de pets se preocupam com o bem-estar e, consequentemente, com o que seus queridos animais irão comer. 

Por conta disso, o suplemento alimentar animal tem ganhado cada vez mais força no mercado brasileiro. Isso porque, ele consegue unir qualidade e nutrição ao mesmo tempo.

Para que você consiga entender melhor, selecionamos os principais tipos de suplementação para animais. Confira!

Ácidos graxos essenciais – Ômega 3 (EPA+DHA) 

EPA e DHA são ácidos graxos essenciais (gorduras que o organismo não produz), que desempenha várias funções, tais como:

  • auxiliam na redução da inflamação;
  • auxiliam na prevenção e auxílio no tratamento de doenças inflamatórias crônicas em cães e gatos;
  • contribuem para a manutenção de diversas funções celulares e metabólicas. 

Podem ser extremamente úteis para animais idosos, que costumam possuir quadros inflamatórios em geral (cardíaco, renal, osteomuscular, oncológico, etc). 

tipos de suplementação para animais

 

Colágeno,ômega 3, curcumina e minerais quelatados 

Suplementos com essa composição são indicados para animais que têm problemas para se locomover e que, por conta disso, sentem muitas dores.

Ômega 3, 6 e vitaminas

Essa combinação é fundamental para os casos em que se quer fazer a manutenção do pelo do animal, justamente por conta dos benefícios contidos no ômega 3 e 6 e nas vitaminas.

Por conta de seu poder antioxidante, as vitaminas A e E auxiliam no combate dos radicais livres, os quais, com o tempo, acabam acelerando o processo de envelhecimento animal. 

Logo, com o uso dessas vitaminas, além da biotina e zinco, o pelo dos animais acaba ficando mais brilhoso, macio e com uma pelagem mais vibrante. Inclusive, suplementos com essa composição auxiliam na regeneração da pele e na redução da queda de pelo.

Ácido fólico, ômega 3, vitaminas e minerais quelatados 

Essa combinação de nutrientes é uma poderosa aliada na suplementação de cadelas e gatas gestantes, lactantes e filhotes, auxiliando na prevenção de malformações fetais (fenda palatina), além de possibilidade de um maior número de fetos, filhote maiores (peso e tamanho), maior viabilidade dos neonatos e melhora na cognição e aprendizado dos filhotes. 

Luteína, zeaxantina, vitaminas, aminoácidos, ômega 3 e óleo de borragem. 

Esses nutrientes auxiliam na melhora da lubrificação ocular (tanto na qualidade, quanto na quantidade de lágrima), além de ação protetora da retina (ação antioxidante e neuroprotetora). 

Ideal para cães e gatos que necessitem de auxílio na lubrificação e saúde ocular, como em casos de raças mais propensas às doenças oculares como o shih-tzu, pug, buldogue e, no caso dos gatos, o persa. 

A suplementação é indicada para todos os animais?

Essa é uma pergunta bastante frequente e a resposta é sim, a suplementação é indicada para todos os animais. Porém, há algumas ressalvas importantes. 

Afinal, a suplementação só deve ser feita segundo às necessidades do animal. Logo, a avaliação com um médico-veterinário não deve ser negligenciada.

Isso porque, em alguns casos, para que um filhote, por exemplo, cresça de forma saudável e vigorosa, o suplemento alimentar animal deve ser administrado. 

Assim, vitaminas e minerais devem fazer parte dessa suplementação. 

Além disso, é importante lembrar que a suplementação sempre deve ser dada em conjunto com a dieta do animal e nunca de forma isolada.

Outro grupo de animais que, geralmente, requer uma suplementação especial são os idosos ou animais que possuem alguma deficiência.

Aqui, na União Química, você encontra uma variedade de produtos animais. 

Além disso, tem à disposição um suplemento alimentar nutricional com a quantidade exata de EPA e DHA para o seu gato e/ou cachorro.

Acesse agora mesmo o nosso site e descubra os produtos que a União Química tem desenvolvidos especialmente para garantir qualidade de vida e bem-estar ao seu animal

suplementação para todos os animais

 

Conclusão

No conteúdo de hoje, você aprendeu um pouco mais sobre o que é, para o que serve e os benefícios do suplemento alimentar animal.

Além disso, foi capaz de conferir os principais ingredientes para a maioria dos suplementos alimentares que são voltados para os animais. 

Inclusive, pode conhecer os benefícios de cada um deles e para quais fases da vida cada um é indicado. Afinal, a suplementação é indicada para todos os tipos de animais.

Gostou de aprender sobre esse assunto? Então, acesse o blog da União Química e não perca nenhuma novidade.

Fontes



Ir para o topo