Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.
Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.
Atualizado em 16/11/2023
Você já deve ter ouvido falar no colágeno, mas e nos seus benefícios? Essa proteína, que é produzida naturalmente pelo nosso organismo, é uma das grandes responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele.
Mas, com o tempo e outros fatores, essa produção se torna menos intensa. É aí que as pessoas podem avaliar alternativas para melhorar o nível de colágeno no corpo.
Quer aprender quais são os benefícios do colágeno? Vamos explicar tudo, ao longo dos tópicos abaixo.
O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo. Mas existem outras formas de obtenção do nutriente, como em alimentos ou a partir do consumo de suplementos alimentares.
Um dos motivos para tantas pessoas se interessarem pelo colágeno e seus benefícios é que ele serve como um fator de suporte para a manutenção das células, mantendo-as firmes e unidas. É o que retarda, por exemplo, o aparecimento de estrias, rugas ou mesmo das famosas linhas de expressão que surgem à medida que envelhecemos.
Mas não para aí. O colágeno também é importante para:
Muitas responsabilidades, portanto, que podem necessitar de um monitoramento próximo para compreender se você está suprindo a quantidade necessária do nutriente para realizar tantas funções adequadamente.
Como já mencionamos, o colágeno participa diretamente na promoção da elasticidade e resistência da pele. Mas sua importância também se estende às propriedades flexíveis de tendões e ligamentos, além das cartilagens e articulações.
Só que a produção natural da proteína tende a ser menor, gradativamente. Uma pessoa com 50 anos de idade, por exemplo, produz menos colágeno do que alguém com 20 anos a menos. Esse é um dos fatores que permite o surgimento de linhas de expressão e também da flacidez da pele.
Não à toa, é tão comum falar sobre colágeno quando os cuidados com a pele são citados. Especialmente, para quem deseja retardar a ação natural do tempo em nossos corpos.
Seja naturalmente ou por meio da suplementação oral, o colágeno tem benefícios múltiplos no funcionamento do organismo. E, a seguir, vamos explorar alguns deles para que você os conheça.
Existe muito colágeno na pele e, por isso, sua presença é fundamental para sua elasticidade sem falar na própria hidratação. Então, contar com os benefícios do colágeno, aqui, significa que as rugas podem tardar a aparecer — ou progredirem mais lentamente com o auxílio do colágeno.
Como vimos, o colágeno tem benefícios associados à saúde do cabelo e das unhas também. Sua atuação, inclusive, é similar ao que citamos no tópico acima: a proteína contribui com a elasticidade e resistência de cada um deles, o que favorece o aspecto natural, forte e saudável
Outro benefício do colágeno, e que não está diretamente ligado à saúde da pele: sua participação na estruturação e firmeza dos ossos.
Isso significa que a ingestão de colágeno é importante, à medida que envelhecemos, porque a sua produção natural é menor, impactando na densidade e fragilidade dos ossos. Consequentemente, o risco de fraturas é maior.
As articulações são revestidas de cartilagem, que precisa de colágeno para desempenhar corretamente sua função. Com o tempo e outros fatores, como a obesidade, pode ocorrer desgaste excessivo das cartilagens, principalmente dos joelhos, levando ao quadro conhecido como osteoartrose. A suplementação de colágeno, hidrolisado ou não hidrolisado (não desnaturado) podem contribuir para a melhora das dores mas juntas.
Não existe uma regra específica para iniciar o consumo de colágeno para suplementar a quantidade necessária para o organismo.
Começamos a ter diminuição da produção de colágeno, em média, por volta dos 30 anos de idade. Mas pode variar conforme a genética e o estilo de vida de cada pessoa.
Diante da necessidade de suplementar e, assim, obter os benefícios do colágeno, resgatamos algumas alternativas que podem ser encontradas na alimentação, como:
Além de uma alimentação balanceada, paralelamente, você pode contar com suplementos que contenham colágeno. Assim, fica mais fácil alcançar os níveis desejados da proteína e garantir os benefícios do colágeno em todo o organismo.
Se você não sabe, ainda, por onde começar essa pesquisa, temos algumas indicações. A seguir, você pode se inteirar a respeito do produto da Lumier Age que contém colágeno em sua composição, além do silício orgânico.
Um produto idealizado para auxiliar a retardar o envelhecimento da pele por meio de estímulos naturais. Isso tudo, por conta de elementos como os peptídeos de colágeno que ajudam a hidratar e a produzir, organicamente, ácido hialurônico.
Esses peptídeos e outros elementos na fórmula do Lumier Age fazem com que o produto contribua significativamente para a elasticidade da pele.
Dessa maneira, é um produto para:
Lumier Force contém vitaminas e micronutrientes como biotina e silício orgânico necessários para a saúde do cabelo e das unhas. Assim, vale a pena analisar o Lumier Force para melhorar o aspecto natural dos fios e das unhas.
Existe, também, o Lumier Aox: trata-se de uma cápsula dura composta por luteína, zeaxantina e licopeno — elementos que, associados a vitaminas e minerais, atuam como antioxidantes e protegem as células de danos causados pelos radicais livres.
Assim, é um poderoso aliado para combater o envelhecimento precoce.
E caso ainda não saiba o que são os radicais livres: são moléculas instáveis e naturalmente produzidas em decorrência do metabolismo celular mas, em excesso, favorecem o envelhecimento precoce. Maus hábitos tendem a desencadear maior formação de radicais livres, como:
Acredita que a suplementação de colágeno, vitaminas e micronutrientes com ação antioxidante podem te ajudar? Vale a pena, primeiro, consultar-se com um médico especialista para entender as suas necessidades, especificamente.
E, caso queira saber mais sobre os produtos citados acima, podemos te ajudar. Clique aqui para conhecer todos os benefícios da Linha Lumier!
O colágeno tem muitos benefícios para o corpo. Afinal, a proteína tem ação múltipla na elasticidade de diferentes estruturas e tecidos do corpo.
E, embora ela seja produzida naturalmente pelo próprio organismo, essa quantidade é gradativamente menor à medida que envelhecemos. Com isso, os sinais do tempo surgem na pele e em outras estruturas do corpo.
É por isso que muitas pessoas buscam por alternativas para suplementar o colágeno. Como resultado, fica mais fácil combater a ação natural do tempo com a manutenção da sua saúde em geral. Afinal, como mostramos, o colágeno tem benefícios associados a outras estruturas do corpo além da pele.
Fontes
Efeito da suplementação de colágeno na estética da pele
Colágeno: Características químicas e propriedades
Colágeno: o que é, principais benefícios, e como repor