x
Novidades

Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.



Vitamina para cabelo, unha e pele: benefícios e como escolher

Toda ajuda para a manutenção e a valorização do nosso organismo é bem-vinda. Por isso, vale a pena conhecer (e incorporar) os benefícios das vitaminas para cabelo, unha e pele em sua rotina.

As vitaminas ajudam a fortalecer essas estruturas do corpo e a fim de que ganhem mais resistência, vivacidade e brilho.

Se você deseja saber como um bom suplemento pode ajudar seu cabelo e unha, siga com esta leitura. Vamos explicar tudo o que você pode fazer para cuidar ainda mais da saúde e da beleza do seu corpo.

Benefícios das vitaminas para cabelo, unha e pele: confira

Escolher a melhor vitamina para cabelo, unha e pele vai além da estética, pois o organismo necessita dos melhores nutrientes para o bom funcionamento e isso tem tudo a ver com as formas que estimulamos e potencializamos a nossa saúde.

No caso da pele, da unha e dos cabelos, isso pode ocorrer com o auxílio de vitaminas, produtos que ajudam a fortalecer o aspecto saudável do corpo.

Na prática, isso ajuda a evitar que os fios e as unhas fiquem quebradiços, por exemplo.

E entre os benefícios para a pele, dá para citar a maior capacidade de prevenção contra o ressecamento e a sua descamação. Além disso, vitaminas podem ajudar no combate aos radicais livres, garantindo mais saúde para a promoção de uma pele firme e elástica.

Afinal, o que causa este tipo de enfraquecimento?

Saber o que acontece em nosso corpo permite que alternativas sejam idealizadas para fortalecer o organismo ou, até mesmo, evitar que ameaças prejudiquem a nossa saúde.

E existem ameaças internas e externas. Isso porque, o enfraquecimento do cabelo, da unha e da pele pode ser decorrente de:

  • predisposição genética;
  • má alimentação;
  • gravidez;
  • fadiga (cansaço acumulado);
  • estresse e outros distúrbios psicológicos;
  • menopausa.

Daí, a importância em aprender a “ouvir” o que o corpo está dizendo. Quanto mais autoconhecimento você tiver nesse sentido, mais rápido será o seu tempo de reação para suprir a necessidade de vitaminas para o cabelo, a unha e a pele.

Como identificar se o seu organismo precisa de vitaminas

Se o cabelo começou a cair com mais frequência e intensidade, algo pode estar errado em sua alimentação, hábitos diários (como a qualidade do sono) ou mesmo com relação à quantidade de vitaminas que você está ingerindo.

Unhas quebradiças também são bons indicativos de que elas não estão sendo adequadamente nutridas. Além disso, manchas esbranquiçadas ou mesmo estrias podem surgir na superfície delas, indicando que pode existir uma deficiência vitamínica.

Qual a melhor vitamina para cabelo unha e pele

 

Inclusive, com relação a essas estrias, atenção à forma como elas se apresentam sobre as unhas. Se as saliências são desenhadas na vertical, o corpo pode estar sentindo falta de algum tipo de vitamina ou mesmo estar sofrendo de anemia.

Estrias horizontais, por sua vez, estão relacionadas à baixa absorção de nutrientes. E isso pode ser um indicativo de problemas na tireoide. Mas é necessário uma avaliação médica adequada para entender melhor o que pode estar acontecendo com seu organismo.

Vitamina para cabelo, unha e pele: qual é a melhor?

O corpo precisa de todo tipo de vitamina — e das mais diversas fontes possíveis.

Mas no que diz respeito à saúde das unhas, da pele e dos cabelos, alguns nutrientes têm ação destacada. Confira, a seguir, os principais deles.

Vitamina C

A vitamina C é uma das principais peças para a produção do colágeno — proteína fundamental para trazer mais elasticidade e firmeza à pele. Além disso, ela é um grande aliado da manutenção da saúde, tendo ação antioxidante.

Entre os alimentos ricos em vitamina C, podemos destacar algumas frutas (como o limão e a laranja), diferentes tipos de couve, castanha, morango e espinafre, entre outros ingredientes.

Biotina

A biotina é uma das protagonistas na formação de folículos capilares. É o que ajuda a dar força aos cabelos desde o primeiro estágio do seu ciclo de vida.

Do contrário, o enfraquecimento pode ser um sintoma comum, fazendo com que a queda de cabelos ocorra com mais intensidade. Sem falar que deixa-os mais quebradiços.

Com relação às unhas, a biotina auxilia no fortalecimento delas, o que previne a descamação, por exemplo. Por isso, vale a pena inserir alimentos ricos em biotina, como:

  • gemas de ovo;
  • legumes
  • nozes;
  • fígado;
  • cogumelo;
  • banana.

Vitamina D

A vitamina D tem ação múltipla: além de desempenhar um papel importante na proteção da pele, é fundamental para a regulagem dos ciclos de cada folículo capilar.

Com isso, é importante avaliar a importância dessa vitamina em todo o organismo. Afinal, ela ainda ajuda na função imunitária.

Vale lembrar, ainda, que a exposição solar é uma maneira de obter vitamina D. Mas existem, também, produtos que contribuem para suplementar os níveis ideais desse tipo de nutriente.

Zinco

O zinco é uma excelente vitamina para o cabelo, a unha e a pele. Pois é ele quem tem participação ativa na produção de queratina e, assim, lida com a saúde e a beleza dessas três estruturas.

Vitamina para cabelo e unha qual a melhor

 

Com deficiência de zinco, podem ocorrer manchas brancas nas unhas, flacidez na pele e até mesmo a queda capilar. Por isso, procure inserir mais zinco na alimentação por meio de carnes vermelhas, frango, amendoins, peixes e frutos do mar e também leite e derivados.

Vitamina B12

Sem vitamina B12, o corpo pode sentir a sua ausência de diferentes maneiras. Uma delas é por meio da alopecia (a queda acentuada de cabelos) ou, ainda, a partir do surgimento precoce de cabelos grisalhos.

A deficiência de vitamina B12 também se reflete no enfraquecimento das unhas e da pele. Portanto, é fundamental saber como suplementar o organismo, sendo encontrada com abundância em alimentos de origem animal e seus derivados (como o leite e o iogurte).

Ferro

O ferro é uma vitamina essencial para muitas funções do nosso corpo — incluindo, aqui, o cabelo, a pele e as unhas. A anemia é a consequência mais comum da deficiência de ferro, mas o problema também se manifesta com o enfraquecimento das unhas e, até mesmo, com a súbita queda dos cabelos.

Inserir mais ferro em uma alimentação saudável é importante justamente por isso. E você pode encontrar esse tipo de vitamina em carnes em geral, além da gema do ovo, do feijão e de grande parte de leguminosas e vegetais verde escuros.

Cálcio

Com bastante influência na saúde das unhas — entre outras funções em nosso organismo —, o cálcio é um elemento essencial para a prevenção do enfraquecimento delas, como as já citadas manchas brancas e a descamação.

Na alimentação, o cálcio pode ser encontrado em itens de origem vegetal (como o brócolis, a couve, o quiabo, o feijão, o grão de bico e o agrião, entre outros). Em alimentos de origem animal, o iogurte natural, o leite, alguns tipos de queijo e também o salmão são boas opções ricas nesse nutriente.

Colágeno

Por fim, o colágeno, um dos principais nutrientes para o cabelo, a unha e a pele.

E motivos para isso não faltam, já que a proteína tem atuação destacada tanto na formação das fibras da pele quanto na renovação delas. E, ainda, auxilia no fortalecimento das unhas e dos folículos capilares.

Se você deseja saber onde encontrar colágeno, existem muitos alimentos que oferecem a proteína. Por exemplo:

  • carne vermelha e peixes;
  • caldo de ossos;
  • gelatina.

Suplemento para cabelo e unha

Como suplementar as vitaminas para cabelo, unha e pele

E aí, deu para perceber que a importância das vitaminas para cabelo, unha e pele está diretamente associada ao cuidado em inserir certos alimentos em suas refeições, certo?

Mas não é a única forma de suplementar o organismo com as vitaminas certas.

Produtos como o VitasuprAZ Mulher têm ação multifuncional no organismo. E tudo porque a sua fórmula foi pensada para suprir as necessidades vitamínicas para os cabelos, as unhas e a pele. São, ao todo, 23 vitaminas e minerais para auxiliar nas defesas do organismo, contribuir para a manutenção da sua saúde da pele e, ainda, prevenir contra a ação dos radicais livres.

Saiba tudo sobre o Vita SuprAZ e o VitasuprAZ Mulher aqui!

 

Conclusão

Saber o que proporciona mais saúde e qualidade de vida ao seu organismo pode ajudar na concepção de uma rotina mais balanceada. E quando falamos na necessidade de vitaminas para o cabelo, as unhas e a pele, a alimentação é um fator crucial para isso.

Mas você também tem a opção de suplementar essa necessidade. O que pode fazer toda a diferença para garantir que o seu corpo obtenha a quantidade suficiente de nutrientes e vitaminas para a manutenção da sua saúde.

Com isso, você tem mais autonomia para oferecer a quantidade que seu corpo precisa de vitaminas para os cabelos, as unhas e a pele ficarem sempre saudáveis para te acompanhar na rotina.

Fontes

Vitamina comum em suplementos para cabelos e unhas;

Benefícios da biotina vão além do cabelo e das unhas;

Conheça 5 vitaminas para fortalecer cabelo e unhas;



Ir para o topo