Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.
Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.
Atualizado em 09/03/2023
A insônia é definida como a dificuldade de iniciar ou manter o sono, acordar muito cedo ou ter um sono de má qualidade, gerando desconforto significativo no dia seguinte, com duração de pelo menos um mês. Ela pode ser ocasional, quando acontece em momentos específicos, ou crônica.
Com o avançar da idade, a insônia pode ser decorrente da diminuição na produção da melatonina natural, também chamada de hormônio do sono. Além da idade, diversos fatores contribuem para alterar sua produção, por exemplo, exposição excessiva à claridade antes de ir para a cama, situações estressantes, uso excessivo de tablets e celulares.
Além de suplementação da melatonina, mudanças de hábitos simples podem contribuir para a melhor qualidade do sono.
Listamos alguns hábitos que podem te ajudar a dormir melhor:
– Deite-se apenas quando estiver com sono;
– Mantenha horários constantes para dormir e acordar, mesmo nos finais de semana;
– Faça exercícios físicos no máximo de 4 a 6 horas antes de dormir e de preferência ao ar livre;
– Procure expor-se à luz solar logo pela manhã e no final da tarde;
– Escreva num pedaço de papel, antes de dormir, as preocupações e tarefas que possam perturbar seu sono; assim, você não precisa “ficar ligado” durante a noite pensando no que terá que fazer no dia seguinte
– Tome um banho quente antes de dormir;
– Mantenha os pés aquecidos;
– Não coloque relógios de qualquer espécie no quarto de dormir;
– Se não estiver conseguindo dormir, levante-se após 20 ou 30 minutos deitado e procure distrair-se fora do quarto, com alguma atividade relaxante;
– A suplementação de melatonina pode ser feita quando necessário.
Melatonina – SUPLEMENTO ALIMENTAR EM COMPRIMIDOS ORODISPERSÍVEIS e Melatonina – SUPLEMENTO ALIMENTAR EM SOLUÇÃO GOTAS. Dispensado de registro – Res. Anvisa nº 27/2010. Grupo populacional acima de 19 anos. Aromatizado artificialmente Aroma artificial de laranja. Este produto não é um medicamento. Não exceder a recomendação diária de consumo indicada na embalagem.
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO