x
Novidades

Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.



Vitamina C: benefícios e como suplementar corretamente

Certamente, você deve ter ouvido falar na vitamina C e na sua importância para o fortalecimento do sistema imunológico. E que, por sua vez, ajuda a prevenir o organismo contra a invasão de vírus oportunistas, como os causadores do resfriado e da gripe (cujo vírus causador é o Influenza), entre outros.

Só que esse nutriente tem ação diversificada para a defesa do organismo. Afinal, já existem aplicações de vitamina C para o rosto, por exemplo, além de outros benefícios que se obtêm ao consumi-la.

Confira o post a seguir e entenda melhor  que a vitamina C tem de benefícios e onde encontrá-la!

Para que serve a vitamina C?

A prevenção contra diferentes tipos de gripes e resfriados pode ser a função mais difundida da vitamina C. Mas está longe de ser a sua principal responsabilidade na manutenção do organismo.

Isso porque, o nutriente (que também é conhecido como ácido ascórbico) está associado com diferentes funções. O que apenas ressalta a sua importância e a necessidade em suplementar o corpo com a quantidade necessária para o seu desempenho — falaremos sobre isso adiante.

Entenda, a seguir, quais são os principais papéis que a vitamina C protagoniza na manutenção e no desenvolvimento da nossa saúde e qualidade de vida.

Antioxidante

Os radicais livres possuem ação degenerativa, o que costuma acelerar o envelhecimento celular. Isso é um fator que pode proporcionar o aspecto envelhecido à pele precocemente.

E a vitamina C ajuda a desacelerar esse processo por conta, justamente, de sua função.

Além disso, é o nutriente que mais auxilia a vitamina E (e outros nutrientes) a ter poder regenerativo por meio de sua ação antioxidante  

Mantém a saúde da pele

A vitamina C possui ação antioxidante, combatendo os radicais livres e ajudando a regenerar a pele a partir da produção de colágeno.

Importante destacar, ainda, que esse processo permite que a pele permaneça mais firme e elástica. Algo que contribui ativamente com a prevenção de estrias, rugas ou mesmo com a flacidez da pele.

E por falar no colágeno, o estímulo à sua produção ainda traz outras vantagens para o organismo. Afinal, a proteína responde também pela formação e pelo fortalecimento dos ossos, dos dentes e da gengiva, dos discos entre as vértebras, as cartilagens e os tendões, entre outras partes fundamentais do organismo.

Vitamina c benefícios

 

Ajuda no combate à anemia

A absorção de ferro é uma etapa fundamental para o fortalecimento do corpo, evitando que ocorram quadros de anemia.

E a vitamina C participa dessa atividade elementar a partir do favorecimento da absorção do ferro que está presente nos alimentos.

Dessa maneira, a hemoglobina é formada com mais qualidade e abundância, permitindo que o transporte de oxigênio ocorra e, assim, possa nutrir os diferentes tecidos do corpo.

Fortalece o sistema imunológico

Essa aqui você já sabia — provavelmente. Pois muito se diz a respeito dos benefícios da vitamina C com enfoque exclusivo no fortalecimento do sistema imunológico.

Pense, então, nessa característica como uma a mais, uma vez que você já entendeu o quanto esse nutriente contribui com tantas outras funções do organismo.

Não que isso diminua a importância da vitamina C no fortalecimento do sistema imunológico. Afinal de contas, é isso que ajuda a prevenir contra a invasão de vírus.

Como suplementar a vitamina C corretamente?

Por ser um nutriente solúvel em água (sua absorção só ocorre com uma associação a um tipo de líquido), a vitamina C é melhor absorvida nos intestinos. Além disso, o período de armazenamento gira em torno de 10 a 20 dias dentro do organismo.

Isso torna necessário o consumo regular do nutriente. Algo que pode ocorrer por meio de uma alimentação rica em vitamina C e também a partir do consumo de multivitamínicos.

Caso você ainda não saiba como inserir a vitamina em sua alimentação diária, separamos alguns itens que podem ser facilmente agregados no cardápio do dia a dia. Confira.

Vitamina c alimentos

 

Alimentos ricos em vitamina C

A lista a seguir foi pensada para apresentar os alimentos com maior taxa de vitamina C a cada 100 gramas, sendo:

  • acerola, com 1067 mg;
  • goiaba, com 228 mg;
  • caju, com 219 mg;
  • kiwi, com 93 mg;
  • brócolis, com 89 mg;
  • pimentão, com 80,4 mg;
  • morango, com 59 mg;
  • laranja, com 53 mg;
  • limão, com 53 mg;
  • abacaxi, com 48 mg;
  • couve-flor, com 48 mg;
  • agrião, com 43 mg.
  • alho, com 31 mg;
  • espinafre, com 28 mg;
  • batata, com 20 mg;
  • rúcula, com 15 mg.

Outro ponto relevante que mencionamos: os multivitamínicos. Por meio de comprimidos, você consegue suplementar o organismo com vitamina C — as dosagens variam, mas vão de 500 a 2.000 mg em cada unidade.

Quantidade diária de vitamina C

Essa é uma dúvida comum. E, no geral, a média de suplementação que o corpo necessita, de vitamina C, é de 90 mg ao dia para homens. Mulheres podem consumir a média diária de 75 mg. Gestantes e idosos precisam de mais: cerca de 120 mg ao dia.

Ponto de atenção: fumantes devem tomar cuidado com o cigarro, pois o tabagismo contribui com a redução da absorção de vitamina C no organismo. Dessa maneira, é preciso que exista  uma compensação, nesse sentido, considerando a maior necessidade diária do nutriente.

Mas da mesma maneira que a quantidade de vitamina C é importante, o excesso deve ser devidamente evitado. 

Vitaminas c para o rosto

 

Embora os rins consigam eliminar excessos por meio da urina, quem apresenta fatores de risco ou histórico de cálculo renal deve ter um cuidado ainda maior com o consumo exagerado de vitamina C. Isso porque, com o tempo, o risco de ter pedras de oxalato de cálcio se torna maior.

Você, agora, já deve saber tudo o que precisa a respeito do nutriente. Mas se ainda tem dúvidas sobre como suplementá-lo, aproveite para conferir todo o nosso portfólio focado em saúde feminina. Assim, você vai encontrar os produtos ideais que o seu organismo necessita — e na quantidade certa.

Conclusão

A vitamina C é popularmente conhecida como um grande aliado do sistema imunológico. Mas suas responsabilidades, no organismo, vão além disso.

Afinal, esse nutriente também participa de ações elementares para a manutenção e promoção da saúde, como sua função antioxidante (que ajuda a manter a saúde da pele), a absorção do ferroe também no auxílio à produção de colágeno.

Ainda é possível observar o auxílio que a vitamina C traz no combate à anemia. Ou seja: há motivos de sobra para inserir diariamente a quantidade recomendada de vitamina C para cada perfil.

Certifique-se de consultar um médico especialista para descobrir, exatamente, a quantidade ideal para você. E, também, a melhor forma de inserir o nutriente em sua rotina para usufruir plenamente de todos os benefícios da vitamina C.

Fontes

Vitamina C – Fontes e efeitos no organismo

Vitamina C: para que serve, alimentos e quantidade recomendada

Vitamina C: para que serve, alimentos ricos e quanto tomar



Ir para o topo