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Vitaminas para imunidade: saiba quais são e como consumí-las

A preocupação em manter o sistema imunológico em pleno funcionamento nunca foi um assunto tão importante como nos dias atuais, inclusive quando se trata de vitaminas para a imunidade.

Isso porque, depois da instalação da pandemia de Covid-19, houve uma preocupação ainda maior com a imunidade e com a saúde, de modo geral. 

No entanto, diante deste cenário, diversas informações acabaram circulando na sociedade, fazendo com que as pessoas acreditassem em diversos conteúdos, principalmente digitais. 

Porém, nem todas as informações difundidas possuíam teor científico ou quaisquer comprovações. Logo, é fundamental consultar fontes de procedência seguras e confiáveis.

No conteúdo de hoje, iremos abordar um pouco mais sobre vitaminas para imunidade, bem como quais são as principais e a maneira adequada de consumí-las. 

Vamos lá? Então, continue conosco e boa leitura!

Importância de manter uma boa imunidade

O sistema imunológico é o principal meio que o organismo possui para conseguir combater agentes infecciosos.

Isso porque, diariamente, nós estamos expostos a diversos microrganismos, como bactérias, vírus e fungos que causam uma grande variedade de doenças. 

Além disso, é importante comentar que o sistema imunológico do ser humano só atinge uma certa maturidade aos 12 anos de idade, aproximadamente.

Inclusive, os idosos e as pessoas que sofrem de alguma doença imunológica, precisam ter mais atenção aos cuidados necessários para manter sua imunidade sempre em pleno funcionamento. 

Hoje, a literatura médica recomenda uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos para que o sistema imunológico consiga desempenhar o seu papel protetor, entre outras recomendações.

Como grandes protagonistas, entram as vitaminas para imunidade. Afinal, elas atuam no metabolismo de todos os órgãos, fazendo com que haja uma harmonia entre eles. 

Isso porque, cada vitamina possui uma função específica no nosso organismo. Inclusive, algumas ainda contribuem para o desenvolvimento do sistema nervoso, proteção dos tecidos, funcionamento adequado da musculatura etc. 

Diante das inúmeras agressões a que estamos expostos, as vitaminas são indispensáveis, por conta de todos os seus benefícios, para uma ótima imunidade.

Isso não quer dizer, por sua vez, que não iremos ficar doentes. Afinal, existem diversos fatores que desencadeiam doenças no nosso corpo.

Porém, quando estamos com o sistema imunológico em plena atividade, fica muito mais fácil combatê-las de forma mais ágil e eficiente. 

Vale ressaltar que crianças, idosos e pessoas acometidas com algum tipo de doença autoimune ou que comprometa seu sistema imunológico, precisam de um cuidado a mais. 

Nesses casos, a suplementação de vitaminas para imunidade pode ser um recurso realmente eficaz. 

No entanto, o médico deve ser consultado para que a melhor conduta terapêutica seja adotada para cada caso de forma personalizada.

sistema imune fortalecido com vitaminas


Principais vitaminas para imunidade: saiba quais são

Agora que você já entendeu a importância de manter uma boa imunidade para combater os mais variados tipos de doenças, chegou o momento de conhecer as principais vitaminas para imunidade.

Assim, você poderá conhecer um pouco mais sobre o seu funcionamento, principais fontes (ou seja, onde elas são encontradas mais facilmente), entre outras informações indispensáveis. 

Acompanhe!

Vitamina A

Quando se pensa em vitamina para imunidade, a vitamina A sempre é uma das mais lembradas por todos.

Isso porque, ela funciona como um poderoso antioxidante no combate aos radicais livres que são produzidos pelo próprio organismo.

Por ser encontrada em diferentes alimentos, seja de origem animal ou até mesmo vegetal, acabam fazendo parte da dieta do brasileiro.

Logo, é difícil identificar deficiência dessa vitamina na corrente sanguínea. 

Porém, caso isso ocorra, o indivíduo pode ter, além do seu sistema imunológico comprometido, problemas na visão, bem como nas mucosas e pele.

Vitamina B6

A vitamina B6 é uma das vitaminas primordiais para o bom funcionamento do nosso sistema imunológico e, por que não, do corpo como um todo. 

Inclusive, o sistema nervoso central também é beneficiado quando temos uma correta ingestão de alimentos que são ricos em B6. 

Alguns alimentos em que essa vitamina para imunidade pode ser encontrada são:

  • peixe;
  • cenoura;
  • espinafre;
  • ovo;
  • amendoim;
  • batata;
  • avelã;
  • banana;
  • derivados do leite.

Se uma pessoa possui uma alimentação balanceada e não possui nenhuma comorbidade gastrointestinal, ela consegue adquirir toda a B6 necessária para o bom funcionamento do organismo.

No entanto, a alimentação do brasileiro tem se tornado cada vez mais precária e, devido à correria do dia a dia, são poucas as opções acessíveis e disponíveis para que nos alimentemos bem, concorda?

Por isso, nestes casos, a suplementação pode ser um recurso importante no processo de fortalecimento dos sistemas corporais com as recomendações nutricionais de B6 exatas.

Vitamina B9

A vitamina B9, também conhecida como ácido fólico, é uma vitamina para imunidade que, assim como outras, auxilia na multiplicação das células do nosso corpo, inclusive de defesa.

Além disso, ela possui funções que atuam diretamente no sistema nervoso. Inclusive, alguns estudos têm mostrado seu potencial para reduzir sintomas da depressão, por exemplo.

Por ser facilmente encontrada nos alimentos, essa vitamina para imunidade possui uma diversidade bem grande de fontes, tais como:

  • carnes magras;
  • feijões;
  • batatas;
  • vegetais folhosos verde-escuros.
alimentação balanceada


Vale ressaltar que o ácido fólico é uma das vitaminas do complexo B mais importantes para as gestantes, pois seu consumo adequado contribui para a formação correta do sistema nervoso do feto.

Além disso, doses recomendadas de B9 na corrente sanguínea contribuem para que haja uma formação adequada da placenta, desenvolvimento do DNA etc.

Inclusive, até mesmo as chances da gestante evoluir para um quadro de pré-eclâmpsia são reduzidas com o consumo dessa vitamina.

Vitamina C

A vitamina C é uma das queridinhas quando se deseja fortalecer o sistema imunológico, principalmente durante a época do ano em que as temperaturas são mais baixas.

Isso porque, o ácido ascórbico, como ela também é conhecida, contribui para o funcionamento  eficiente do sistema imune.

Afinal, devido ao seu poder antioxidante, também atua no combate aos radicais livres, os quais promovem uma aceleração do envelhecimento precoce.

Além disso, ela tem um papel importante no que diz respeito à regulação do metabolismo, bem como oferece suporte para que haja uma melhor absorção do ferro (inclusive, esse é um dos principais motivos pelos quais sempre tem uma laranja nas feijoadas, já reparou?).

Ainda sobre o sistema imunológico, sabe-se que ela facilita a síntese de células de defesa, bem como sua respectiva maturação, conferindo, assim, maior resistência contra determinadas infecções, principalmente as provocadas por vírus.

Vitamina D

Por último, mas não menos importante, temos a vitamina D e seus muitos benefícios não só para o sistema imunológico, como também para todos os demais órgãos e sistemas do corpo.

Inclusive, a literatura médica tem mostrado a vitamina D como um poderoso hormônio, o qual é responsável por uma série de funções, sempre visando a harmonia do organismo.

Isso porque, ela auxilia no processo de produção e maturação das células de defesa e contribui para que elas atuem de forma adequada no combate aos agentes infecciosos. 

Além disso, ela também promove uma regulação de cálcio no corpo, participando ativamente na manutenção de ossos mais fortes. 

No entanto, apenas 10% das recomendações de vitamina D são adquiridas exclusivamente pela dieta do dia a dia, mesmo as mais equilibradas.

Os outros 90% são provenientes da conversão química na pele promovida pelos raios solares. Por isso, é fundamental ter uma exposição solar segura e de acordo com a orientação médica.

Isso porque, vários fatores são levados em consideração até que uma conduta realmente eficaz seja estabelecida. Inclusive, nem todos podem se expor ao sol, por conta de doenças etc. 

Neste cenário, a suplementação é uma poderosa estratégia para não ter deficiência dessa vitamina e, assim, colher todos os benefícios que ela pode oferecer ao indivíduo.

Vitaminas para imunidade: quando devemos suplementar?

Como você pode acompanhar ao longo deste conteúdo, a principal fonte de vitaminas, sejam elas quais forem, são os alimentos.

Ou seja, para que seja possível adquirir doses necessárias de vitaminas para o bom funcionamento do organismo, o recomendado é que o indivíduo tenha uma dieta bastante equilibrada.

Assim, é importante que os alimentos ultraprocessados, por exemplo, sejam evitados ou até mesmo eliminados da alimentação cotidiana, como preconiza o Guia Alimentar Para a População Brasileira.

No entanto, por mais rara que seja, a deficiência de vitaminas é uma preocupação, pois, caso seja instalada, ela pode desenvolver quadros mais complicados de certas doenças. 

Além disso, caso estejam ausentes na corrente sanguínea, as vitaminas podem prejudicar a imunidade do indivíduo, fazendo com que ele, por exemplo, seja mais suscetível a resfriados e gripes de forma recorrente.

Por isso, o ideal é passar por uma avaliação médica personalizada e, assim, você terá conhecimento do melhor tratamento para o seu caso específico.

Afinal, o médico irá focar nas suas reais necessidades, fazendo um atendimento mais humanizado e, por que não, personalizado, justamente para que você tenha o melhor tratamento.

Caso a suplementação seja para você, procure por um que atenda suas reais necessidades e que seja de procedência confiável.

Para isso, você pode contar com a União Química. Afinal, temos os produtos selecionados e o que há de melhor disponível no mercado para que você garanta mais segurança e tranquilidade no seu tratamento. 

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Conclusão

No conteúdo de hoje, você aprendeu um pouco mais sobre vitaminas para imunidade, bem como foi capaz de perceber a importância de sempre estar com o sistema imunológico ativo e saudável.

Afinal, ele é o principal responsável pela defesa do nosso corpo contra agentes infecciosos que possam vir a causar sérias doenças. 

Por fim, você aprendeu um pouco mais sobre as principais vitaminas para imunidade, bem como seu mecanismo de atuação, funções e principais fontes alimentares. 

Você também viu que, em certos casos, haverá a necessidade de suplementação, pois, com a correria do dia a dia, quase não conseguimos manter uma alimentação saudável.

Para isso, você pode contar com a qualidade dos produtos da União Química, uma empresa que coloca o paciente em primeiro lugar e que está em constante evolução para sempre garantir qualidade de vida e bem-estar.

Para continuar aprendendo, acesse o blog da União Química e não perca nenhuma novidade.

Fontes



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