x
Novidades

Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.



Como tomar vitamina C: confira dicas de uso para melhor absorção

Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C é uma das vitaminas antioxidantes mais conhecidas pela população. Por isso, é importante saber como tomar vitamina C.

A vitamina C, absorvida pelo organismo no intestino, tem um máximo aproveitamento. Por conta disso – e de seus muitos benefícios –, seu consumo é altamente estimulado.

Inclusive, é importante ressaltar que o corpo humano não consegue armazenar a vitamina C por um longo tempo. Além disso, pesquisas indicam que o ciclo de vida dessa vitamina no organismo é de 10 a 20 dias, aproximadamente.

Logo, é altamente recomendável que essa vitamina seja ingerida de forma regular, por meio da alimentação ou de suplementos multivitamínicos, quando for o caso. 

Quer mais informações sobre como tomar vitamina C, bem como descobrir todos os benefícios que ela pode trazer para o seu organismo?

Então, continue conosco e tenha uma excelente leitura!

Vitamina C: para que serve e benefícios

Antes de aprender a melhor forma sobre como tomar vitamina C é importante conhecer, afinal, para que ela serve, bem como seus muitos benefícios.

De forma geral, a vitamina C auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e contribui para que o organismo esteja protegido contra resfriados e gripes.

No entanto, existem outras funções importantes que contam com a vitamina C para o pleno funcionamento do organismo.

Inclusive, ela auxilia na produção de colágeno. Essa proteína, por sua vez, contribui para a regeneração e formação da pele e ajuda na cicatrização.

Outros benefícios associados à vitamina C e que foram comprovados ao longo do tempo pela ciência são:

  • aumenta a biodisponibilidade do ferro, fazendo com que ele seja melhor absorvido;
  • por auxiliar na produção de colágeno, ajuda a manter a elasticidade e firmeza da pele.

Sem dúvida, é uma vitamina bastante completa e seu consumo regular só traz benefícios ao organismo. 

Alimentos ricos em vitamina C

Para saber como tomar vitamina C é fundamental conhecer quais são os alimentos ricos nessa vitamina e a melhor maneira de consumí-los. 

Acredite, existem alimentos que possuem mais vitamina C do que a laranja. Quer saber quais são? Então, continue acompanhando este artigo!

Análises químicas mostram que frutas como acerola, caju e até mesmo a goiaba têm porcentagens bem maiores de vitamina C do que a laranja. 

Agora, se essas frutas estão fora do seu gosto, existem alternativas alimentares que possuem ótimas quantidades de vitamina C também, como: limão, abacaxi; verduras, como espinafre, brócolis e rúcula; legumes, como pimentão, tomate, cenoura etc. 

alimentos ricos em vitamina c


Como aproveitar melhor a vitamina C nos alimentos?

Agora que você já aprendeu o que é e como obter vitamina C, chegou o momento de conhecer dicas incríveis para aproveitar melhor essa vitamina nos alimentos. 

Assim, sua biodisponibilidade poderá ser aumentada e nenhum nutriente, bem como vitaminas, irá se perder ao longo do preparo, por exemplo.

Confira!

Evite deixar os alimentos de molho

O recomendado é abrir a fruta e consumí-la na hora, por exemplo, para que não haja perda significativa de certos nutrientes, incluindo a vitamina C.

Corte os alimentos no momento do preparo

Um grande erro que muitos cometem é cortar os alimentos horas antes de, de fato, prepará-los e consumí-los. 

Isso porque, ao cortá-los com muito tempo de antecedência, a probabilidade de que os nutrientes sejam perdidos é bem maior.

Afinal, eles estarão expostos, mesmo se conservados sob refrigeração. Por isso, corte os alimentos apenas quando for prepará-los.

Cozinhando em água

Você sabia que, ao cozinhar legumes e verduras, boa parte dos nutrientes, o que inclui a vitamina C, fica nessa água do cozimento?

A melhor forma de conservar o máximo possível de nutrientes é cozinhar os alimentos em água fervente por pouco tempo e estancar o cozimento em seguida, colocando-os em uma bacia com gelo.

Além disso, após o cozimento, procure utilizar a água (caldo) para cozinhar um saboroso risoto, por exemplo, ou até mesmo uma deliciosa sopa. 

Prefira a panela de pressão

Na panela de pressão, geralmente, os alimentos ficam um tempo menor em cozimento. Logo, há uma perda menor de nutrientes.

Dessa forma, tanto vitaminas quanto minerais podem ser melhor aproveitados quando se opta por cozinhar alimentos na panela de pressão. 

Inclusive, alimentos no vapor também são ótimas opções, pois quase não há perda de sais minerais e/ou vitaminas. 

Sucos: consumo imediato

Essa é uma dica de avó que cabe muito bem aqui: quando fizer algum suco da fruta, consuma-o imediatamente. 

Uma das razões é a quantidade de oxigênio que incide no suco e, assim, propicia uma perda significativa de vitamina C, principalmente quando os alimentos são triturados.

Além disso, caso o suco não possa ser consumido na hora, procure colocá-lo em garrafas escuras, pois, segundo a literatura científica, a vitamina C se deteriora à luz.  

como aproveitar melhor a vitamina c


Quantidade recomendada de vitamina C

A quantidade recomendada de vitamina C é estabelecida pelas diretrizes dispostas na Dietary Reference Intakes (DRI) ou, em tradução livre, Ingestão Alimentar de Referência (IAR).

Na verdade, ela leva em consideração alguns aspectos. Por conta disso, chegou-se à conclusão de que homens requerem 90 mg/dia de vitamina C; enquanto que as mulheres precisam de 75 mg/dia.

Porém, é importante mencionar que alguns grupos de pessoas demandam uma quantidade maior de vitamina C, como fumantes, por exemplo. 

Inclusive, existem outras situações que exigem uma reposição de vitamina C, como cirurgias, amamentação, diarreia, resfriados etc. 

Afinal, como tomar vitamina C? Principais dúvidas

Se você chegou até aqui, certamente já aprendeu mais sobre a vitamina C e, agora, já pode fortalecer o seu organismo.

No entanto, existem algumas dúvidas que são bastante frequentes sobre este assunto. 

Por conta disso, elencamos as principais dúvidas e suas respectivas respostas para que você não saia deste artigo com questionamentos. Vamos lá?

Qual a hora certa de tomar vitamina C?

Não existe, na verdade, uma “hora certa” para tomar vitamina C. Isso porque, tudo depende da sua rotina e dos hábitos que está construindo. 

No entanto, o recomendado é que ela seja ingerida antes do almoço (ou até mesmo pela manhã), justamente para facilitar a absorção de ferro dos alimentos, entre outras vantagens. 

É bom tomar vitamina C todos os dias?

Sem dúvida. A vitamina C, como citado em tópicos anteriores, não pode ser armazenada no corpo humano.

Por conta disso, é bastante estimulado seu consumo regular e diário. Porém, dentro das recomendações. Afinal, tanto a falta quanto o excesso podem ser prejudiciais à saúde.

Como tomar cápsulas de vitamina C?

Se a sua pergunta for: “como tomar cápsulas de vitamina C?”, a resposta é bastante simples: com água. 

Como suplementar vitamina C ?

Antes de qualquer coisa é fundamental lembrarmos que a suplementação de vitamina C deve ser um recurso complementar à refeição e nunca substituí-la. 

No entanto, em certas ocasiões, até para ajudar a fortalecer o sistema imunológico, pode ser que uma dose maior dessa vitamina seja requerida.

Nestas situações, é indispensável uma consulta personalizada com um médico e/ou nutricionista. 

Afinal, esses são os profissionais mais capacitados para determinar a dose recomendada de vitamina C para cada caso, especificamente.

Além disso, outro ponto que deve ser observado é a escolha do suplemento vitamínico e mineral. Isso porque, o recomendado é que ele tenha uma procedência confiável.

Aqui, na União Química, você pode contar com produtos de qualidade que irão promover maior bem-estar e qualidade de vida.

Acesse o nosso site e conheça o melhor suplemento vitamínico Bio-C Zinco!

dúvidas frequentes sobre vitamina c


Conclusão

No conteúdo de hoje, você aprendeu como tomar vitamina C, para o que serve e quais são os principais benefícios dessa vitamina antioxidante para o organismo.

Além disso, foi capaz de conferir dicas incríveis que farão com que os nutrientes dos alimentos que você consome durem por um tempo maior. 

Por fim, você também viu que, em certos casos, haverá a necessidade de suplementação, pois, com a correria do dia a dia, quase não conseguimos manter uma alimentação saudável.

Para isso, você pode contar com a qualidade dos produtos da União Química, uma empresa que coloca o paciente em primeiro lugar e que está em constante evolução para sempre garantir qualidade de vida e bem-estar.

Para continuar aprendendo, acesse o blog da União Química e não perca nenhuma novidade.

Fontes



Ir para o topo