x
Novidades

Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.



Dia do hospital: entenda a sua origem e a importância de celebrar este dia

Os hospitais têm um papel fundamental para os cuidados com a saúde de toda a população

Celebrado no dia 2 de julho, o Dia do Hospital é uma homenagem a todas as instituições e profissionais da saúde. São pessoas e organizações que se dedicam ao próximo, construindo um setor fundamental para os cuidados, manutenção e recuperação da saúde dos cidadãos e o bem-estar da sociedade.

Lembrar deste dia é importante para a conscientizar sobre a importância desses locais para a saúde de toda a sociedade, e as maneiras de melhorar o atendimento às necessidades da população.

A data remete ao dia de inauguração do prédio da Santa Casa de Misericórdia, em Santos (SP), inaugurada pelo então presidente do Brasil, Getúlio Vargas. Na ocasião, o prédio destacava-se pela sua estrutura e por ser um dos maiores do país.

A importância dos hospitais
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o hospital é um organizador de caráter médico-social, que deve garantir assistência médica, tanto curativa como preventiva, para a população. É, também, um centro de medicina e pesquisa.

Além da atenção especial às enfermidades, com diagnóstico, tratamento, reabilitação e atendimento de emergências, o ambiente hospitalar também se ocupa com o controle de doenças infecto-contagiosas, a saúde ocupacional e a promoção à saúde.

O cenário hospitalar no Brasil
Atualmente o Brasil possui mais de 6 mil hospitais, e 24 deles possuem certificação de excelência internacional concedida pela JCI (Joint Commission International).
Um dos maiores desafios do sistema de saúde brasileiro é compreender as experiências inovadoras que surgem na gestão da saúde em vários pontos do país. A gestão dos hospitais requer profundidade e amplitude de conhecimentos para entender quais são os componentes essenciais a essa instituição. Para isso, estabelecer parcerias com profissionais e instituições ligadas ao ramo é fundamental.

O apoio da União Química aos hospitais
Na União Química, a Unidade de Negócios Hospitalar está posicionada entre os principais laboratórios do segmento, atuando com foco em venda para hospitais privados, públicos e clínicas. Com um portfólio de produtos exclusivos, disponibiliza uma ampla linha de itens compostos por diversas classes terapêuticas. Isso contribui com o suprimento para mais de 3 mil hospitais público e privados, além de mais de 500 distribuidores hospitalares e órgãos públicos por todo o Brasil.

Mais recentemente, a Hospitalar teve uma grande participação no apoio ao tratamento de pacientes com Covid-19. Devido à grande urgência e importância do assunto para a saúde pública, toda equipe realizou uma força tarefa para o fornecimento de anestésicos em caráter de urgência a hospitais públicos e privados, voltados para o tratamento da doença.



Ir para o topo