x
Novidades

Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.



Conheça alguns cuidados com a saúde no inverno

A atenção à saúde é fundamental em todas as estações do ano, mas no inverno alguns cuidados devem ser redobrados

Todo dia é o momento certo para se cuidar, mas com a chegada do friozinho, a hora é de focar nos cuidados com a saúde no inverno.

Com as baixas temperaturas, comuns em parte do Brasil durante esta época, o organismo pode ficar mais propenso a alergias e doenças respiratórias, como gripes, resfriados e até pneumonias.

Além disso, a pele pode ficar mais ressecada do que o normal, pois transpiramos menos e usamos a água quente na hora do banho. Para curtir a estação com mais tranquilidade, dá uma olhada nas dicas a seguir.

Beba mais água
Parece uma dica básica, mas muita gente costuma reduzir a ingestão de água durante o inverno. Isso porque as baixas temperaturas reduzem a sensação de sede. A água é a responsável por manter o bom funcionamento de nosso organismo de maneira geral, e é essencial para hidratar a pele e a garganta, o que é de grande importância sobretudo nos dias em que o ar está mais seco.

Mantenha o ar dos ambientes circulando
Para espantar o frio, as janelas costumam estar sempre fechadas, o que impede a circulação de ar e contribui para o surgimento de doenças típicas dessa época. Procure manter os espaços ventilados.

Redobre os cuidados com a alimentação
É preciso reforçar o sistema de defesa do nosso corpo para enfrentar as temperaturas baixas. Procure equilibrar alimentos mais gordurosos com o consumo de legumes e verduras em abundância, principalmente os ricos em vitamina C.

Mantenha a atividade física em dia
A prática de exercícios físicos é um hábito que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. No entanto, muitas pessoas deixam essa atividade de lado nos dias mais frios. Não seja essa pessoa!

Além de combater a preguiça e o mau-humor, a atividade física é um importante cuidado com a saúde no inverno. Lembre-se de estar sempre agasalhado, optar por horários menos frios ao longo do dia e iniciar com um bom aquecimento para estimular a musculatura.

Use protetor solar
Um dos cuidados com a saúde no inverno que pouca gente se atenta é o uso do protetor solar. E não é porque está frio que ele deve ser deixado de lado, já que os raios nocivos existem durante todo o ano. Como no inverno a exposição ao sol é menor, a pele fica mais clara e menos protegida. Portanto, a rotina no uso de bloqueadores deve ser contínua.



Ir para o topo