x
Novidades

Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.



Melhor fixador de prótese, saiba o que considerar ao escolher!

Atualizado em 08/12/2023

Ter o melhor fixador de prótese à disposição é muito importante. Afinal de contas, a qualidade do produto pode ser fundamental para evitar acidentes e, com isso, causar desconforto e insegurança às pessoas que usam prótese.

Sem falar que um fixador de baixa qualidade pode afetar, diretamente, a mastigação e até mesmo a dicção. Não se trata apenas de estética, mas da sua saúde e qualidade de vida.

Por isso, ao longo deste artigo, vamos explicar o que deve ser considerado para você encontrar, definitivamente, o melhor fixador de dentadura para as suas necessidades.

Boa leitura!

O que é o fixador de dentadura?

O fixador é um produto utilizado para manter a prótese no lugar, evitando que fique mal encaixada e, consequentemente, prejudique a mastigação, a fala e a confiança e autoestima das pessoas.

Mas é de se imaginar que pode ser difícil manter a prótese no lugar e firme ao longo de tanto tempo de uso. Gradualmente, a prótese pode perder a aderência natural. E é aí que um bom fixador de dentaduras ajuda a superar esse problema, proporcionando uma fixação mais segura.

Como o fixador de prótese funciona?

Existem diferentes tipos de fixadores disponíveis no mercado, cada um deles possui uma forma distinta de fixação — pode ser, por exemplo, na forma de cremes, adesivos ou fixadores em pó.

Todos esses produtos contêm ingredientes que ajudam a criar uma ligação entre a prótese dentária e a mucosa oral, proporcionando uma fixação mais firme e estável.

A utilização dessas soluções, inclusive, tende a ser constante. Isso porque, em média, o período de fixação dos produtos gira em torno de 12 horas. Dessa maneira, a reaplicação do fixador de dentaduras se faz necessária periodicamente, conforme a necessidade.

Qual é a importância do fixador de dentadura?

Fixar é, sim, a grande missão de uma solução dessas. Mas o melhor fixador de dentaduras vai além, uma vez que a estabilidade das próteses dentárias oferece diversos benefícios que impactam, significativamente, na experiência e na qualidade de vida das pessoas.

Confira, a seguir, alguns exemplos:

  • o fixador ajuda a manter a prótese mais estável na boca, impedindo movimentos indesejados que podem ocorrer devido à salivação, à fala ou à mastigação. Isso proporciona maior segurança e conforto;
  • quando firme, o fixador ajuda a evitar atritos e movimentos excessivos, o que reduz as irritações e ferimentos causados pela fricção da prótese contra as gengivas;
  • um fixador de prótese pode aumentar a confiança para falar, sorrir e realizar outras atividades sociais, pois a prótese permanece no lugar de forma mais segura;
  • a fixação adequada da prótese facilita o processo de mastigação, permitindo uma dieta mais variada e nutritiva, focada em diferentes tipos de alimentos sem restrições de mastigação, por exemplo;
  • o fixador cria uma vedação que ajuda a evitar a entrada de partículas de alimentos sob a prótese, contribuindo para uma experiência mais higiênica e agradável;
  • à medida que a estrutura óssea da mandíbula muda, o fixador pode ajudar a compensar essas alterações, proporcionando uma aderência mais consistente.
  • os fixadores geralmente são fáceis de aplicar e remover, proporcionando uma solução prática para manter a prótese no lugar.

É importante ressaltar que, embora o fixador de prótese ofereça benefícios significativos, é fundamental seguir as instruções do produto e consultar regularmente um dentista para garantir a saúde bucal e a adequação do uso do fixador específico para cada caso.

Qual o melhor fixador de prótese

Por que usar fixador de prótese?

No geral, os diferentes tipos de fixadores de prótese focam nos interesses individuais em adquirir mais qualidade de vida. Afinal, o produto vai manter a prótese firme, em seu lugar, evitando qualquer tipo de incidente que afete a sua confiança e a própria saúde — no caso de irritações na gengiva, por exemplo.

Só que existem casos em que o fixador é ainda mais importante: pessoas com doenças sistêmicas que podem impactar direta ou indiretamente na produção de saliva, têm que fazer uso de soluções desse tipo para manter a dentadura no lugar.

Saiba mais: mitos e verdade sobre a vitamina D

Quais são os tipos de fixador de prótese?

Como destacamos, anteriormente, existem diferentes tipos de fixadores de prótese. Cada um deles pode se adaptar melhor às necessidades e aos interesses de cada pessoa, por isso, vale a pena avaliar suas características. Confira, a seguir.

Creme

Populares e fáceis de encontrar no mercado, os fixadores em creme só têm um ponto de atenção, que é relativo à quantidade de produto aplicado para fixar a prótese.

Isso porque, em excesso, o creme pode transbordar para além das áreas de fixação. Assim, o cuidado em seguir as indicações de uso à risca é fundamental.

Fixadores de prótese em pó também são muito populares. A duração média desse tipo de solução é de 12 horas e ele pode ser usado tanto para uma fixação parcial quanto total.

Fita

Tem crescido, ainda, o uso de fixadores em fita. Já ouviu falar?

Esse tipo de fixador é bastante aderente à prótese móvel, mas demanda cuidados. O primeiro deles, com a própria prótese, que deve estar limpa e seca no momento da aplicação da fita.

Tem mais: deve-se ter cuidado para que as fitas não fiquem muito rentes às bordas da prótese, pois, por ser uma área menos estável para a fixação, pode causar desconfortos. Portanto, é indicado que as fitas sejam fixadas na área central da dentadura.

Melhor fixador de dentadura: o que considerar ao comprar?

Encontrar um produto alinhado com as suas necessidades e objetivos pode ser desafiador. A menos que você entenda as características de cada um deles e como eles podem melhorar a sua saúde e qualidade de vida.

Para te ajudar nessa pesquisa, abaixo, você vai encontrar os fatores a serem analisados antes de procurar um fixador de dentadura.

Composição do produto

Dá para ir muito além da procura por fixadores em creme, pó ou fita: você pode também avaliar a aplicação de fixadores com ou sem aromas. Esses sabores artificiais foram pensados apenas para tornar a experiência mais agradável.

Fixador de prótese mais barato

Além disso, é bom considerar os ingredientes presentes no fixador. Bom exemplo disso é que podem existir produtos com zinco em suas composições — e pessoas com algum tipo de sensibilidade ao mineral podem considerar, no lugar, fixadores com ingredientes naturais. Já existe uma ampla variedade de soluções focadas em diferentes necessidades.

Durabilidade

O tempo de fixação também deve ser um fator de atenção. Afinal, alguns fixadores são projetados para curto prazo, apenas. Outros, por sua vez, são formulados para durar o dia todo. Escolha um fixador que atenda às suas necessidades diárias e preferências.

Fixação

Por fim, vale a pena identificar o melhor fixador de dentadura a partir da maneira com a qual ele vai aderir ao interior da sua boca. Para isso, recomendamos que você dê uma conferida no Ultrafix. 

Ele é um creme fixador de próteses fácil de aplicar e com fixação prolongada. O produto foi pensado para impedir a passagem de partículas, o que oferece uma mastigação eficiente, além de melhorar a dicção e prevenir a perda ou a quebra da prótese dentária.

Tem mais: o Ultrafix é livre de zinco e corantes, além de preservar o paladar durante a alimentação, pois não tem sabor.

Por isso, aproveite para conhecer o Ultrafix e converse com o seu dentista para avaliar a possibilidade de contar com o melhor fixador de prótese para você.

Conclusão

O melhor fixador de prótese é aquele que se adapta, inteiramente, às suas preferências, condições e necessidades. Por isso, vale a pena conhecer as soluções do mercado para identificar as opções mais relevantes com base na sua experimentação e, também, por meio da consulta ao dentista.

Ter essas informações em mente pode te ajudar, efetivamente, a encontrar o melhor fixador de dentadura.

 

Fontes

Composição de fixador de dentadura

Considerações gerais sobre prótese fixa adesiva





Ir para o topo