x
Novidades

Fique por dentro dos principais conteúdos, notícias e novidades.



Vitamina para dar energia: Saiba quais são os benefícios!

Indisposição, cansaço, fadiga… A lista de desafios para encararmos a rotina parece interminável, mas quando entendemos o funcionamento do corpo, logo pensamos na possibilidade de suplementarmos o organismo com vitamina para dar energia.

Mas nem sempre sabemos, exatamente, quais são essas vitaminas e minerais. E, tampouco, a quantidade certa para fortalecer nossa saúde e o bem-estar em geral.

Para ajudar a entender qual é a melhor vitamina para cansaço físico e mental e recuperar a disposição para enfrentar o dia a dia, preparamos este post. Confira, a seguir, nosso guia sobre o assunto.

Quando preciso tomar vitaminas para ter energia?

A deficiência de vitaminas e minerais pode ser o principal causador para a falta de energia e disposição. Contudo, qualquer sintoma persistente deve ser analisado em conjunto com um médico para apontar o diagnóstico mais preciso possível.

Ainda assim, é importante analisar, diariamente, o seu consumo de nutrientes. E isso acontece principalmente por meio de uma alimentação balanceada e saudável. Pois é assim que regulamos o organismo e suprimos a necessidade por vitaminas — o que contribui também para a produção de energia.

Dessa maneira, saber avaliar o comportamento do corpo no dia a dia permite que você consiga identificar as melhores oportunidades para a suplementação de vitaminas. Confira alguns exemplos, a seguir.

Baixa resistência

Após um dia de trabalho, atividades físicas e de muita movimentação você sentiu que a energia se esgotou e você não sente mais disposição para nada?

Nos casos em que a habitual rotina se mostra mais exaustiva do que o normal, e com frequência, pode existir um indicativo de que você não está consumindo as vitaminas necessárias e suficientes para que o corpo suporte a carga energética da sua rotina.

Cansaço físico

O cansaço físico constante, e sem explicação, tende a ser outro bom motivo para consumir uma vitamina para dar energia. Ainda assim, vale o reforço: o cansaço é um sintoma para diferentes tipos de patologias. 

Suplementar o organismo só por sentir cansaço não é suficiente. Tão importante quanto tratar o problema é o diagnóstico da sua causa. Vale, inclusive, fazer uma autoavaliação da sua própria rotina. Às vezes, estamos realmente sobrecarregados e não nos damos conta disso conscientemente. E, aí, nem mesmo o uso de vitamina para dar energia vai ajudar se a causa está na própria distribuição de tarefas em sua vida.

Cansaço mental

O cansaço mental é outro problema que tende a exigir uma avaliação da quantidade de vitaminas que o organismo está recebendo. Mas é também um foco de atenção para buscar auxílio de médicos especializados e, inclusive, de reavaliar o nível de estresse e de informações que você lida constantemente.

Com essa atenção pluralizada, fica mais fácil e assertivo o diagnóstico dos problemas que podem estar afetando o seu pique e, assim, resolvê-lo de maneira assertiva.

Vitamina para dar energia: quais são os benefícios?

Quando existe uma recomendação médica do uso de vitamina para dar energia e suplementar o organismo, você pode sentir os efeitos positivos dessa prática de imediato.

E, abaixo, reunimos os principais deles para você conhecê-los.

Mais disposição

Despertar após algumas horas de sono de qualidade faz toda a diferença para garantir disposição para o dia que está começando. Acontece que uma série de fatores pode afetar essa qualidade — e a deficiência de nutrientes está entre eles.

Com o balanceamento no consumo de diferentes tipos de vitaminas e minerais importantes para o  processo de recuperação do organismo durante o sono, como a vitamina D e o ferro, você começa a equilibrar melhor a necessidade nutricional do organismo e o corpo responde melhor gerando a energia necessária para que você tenha mais disposição.

Maior resistência física

Consumir os nutrientes que o organismo tanto necessita pode fortalecer a sua resistência física. Algo indispensável mesmo para quem não pratica atividades físicas regularmente.

Dessa maneira, pode ser um diferencial e tanto para que você consiga encarar a rotina e suportar os seus desafios sem desgastar excessivamente o corpo e a mente.

Qual o melhor suplemento para dar energia e disposição

 

Melhora a capacidade cognitiva

Existem diversos nutrientes que trabalham ativamente no aprimoramento da capacidade cognitiva. Por exemplo: as vitaminas do complexo B são muito participativas na função mental e cognitiva. Sem falar que ainda contribuem com a redução da fadiga a do cansaço — caso da vitamina B6, especificamente —, enquanto as vitaminas B1 e B12 têm ampla importância na manutenção do sistema nervoso.

6 vitaminas para dar energia

Vitamina para dar energia: existem muitas delas, e é importante conhecer o momento do corpo para identificar a necessidade de consumo complementar de cada uma delas.

Para ajudar, vamos destacar algumas delas que são fundamentais na geração de energia.

1. Arginina

Não é uma vitamina, é um aminoácido semi essencial para o organismo que tem como função principal auxiliar ometabolismo. Esse é um processo de grande necessidade para:

  • a produção de células que fortalecem a imunidade;
  • a saúde cardiovascular;
  • a regeneração dos tecidos musculares — parte importante da cicatrização, por exemplo.

É possível encontrar arginina em alimentos de origem animal e vegetal.

2. Vitamina C

A vitamina C — ou ácido ascórbico — tem relação direta com a produção de energia. Isso porque, ela contribui com a geração de carnitina, que serve de combustível para os tecidos musculares e, consequentemente, atuam na formação e regeneração de outras células. 

O nutriente pode ser encontrado em vegetais e em frutas cítricas, principalmente.

3. Vitamina D

Uma boa vitamina para dar energia é a vitamina D. Uma das grandes responsáveis pela manutenção de nossa disposição, inclusive. Primeiramente, porque ela atua na absorção de cálcio pelo organismo, mas seu papel na saúde mental também é relevante.

E lembrando que a melhor forma de absorção da vitamina D ocorre pela alimentação, mas principalmente pela exposição solar diariamente.

Conheça o Font D, suplemento de vitamina D3 para que você tenha maior qualidade de vida e bem-estar.[

4. Vitamina B6

A vitamina B6 (ou piridoxina) é uma das principais fontes de energia porque ela ajuda significativamente na quebra de reservas de glicogênio nos músculos e também em órgãos como o fígado. Assim, as reservas de açúcar no organismo são consumidas, gerando mais energia. Não à toa, a banana é uma fruta fundamental na dieta de muitos atletas.

Qual a melhor vitamina para cansaço físico e mental

 

Além disso, ela também pode ser encontrada em outros alimentos, como:

  • nozes e castanhas;
  • abacate.
  • salmão;
  • frango;
  • ovos.

5. Vitamina B12

Como apontamos anteriormente, uma boa vitamina para dar energia é a B12, que tem responsabilidades múltiplas nos processos do organismo, como a manutenção do sistema nervoso. Além disso, é um nutriente relevante para auxiliar na produção de hemácias (glóbulos vermelhos), daí a importância em planejar adequadamente a sua alimentação.

Afinal, a vitamina B12 não é produzida pelo nosso organismo, mas suplementada por ingredientes presentes em alimentos de origem animal, como:

  • bife de fígado;
  • salmão;
  • ovos;
  • atum.

6. Zinco

Zinco é um mineral que também não conta com produção pelo organismo. Por sua vez, sua absorção se dá por meio de uma alimentação que seja fonte desse tipo de nutriente. 

Sua importância para dar energia é explicada pela função de síntese de nutrientes e do próprio DNA. Inclusive, é considerado como parte elementar no combate à depressão, pois ele atua na regulação do humor e também em funções cognitivas.

Você pode encontrar zinco em muitos alimentos comuns ao cardápio diário de muitos brasileiros, como o frango, o feijão e também o iogurte, entre outros.

Vale a pena tomar um multivitamínico?

Como mencionamos ao longo do artigo, tomar um multivitamínico para dar energia pode ser uma solução interessante. Contudo, isso não deve ocorrer sem, antes, compreender os motivos para essa falta de energia. Um diagnóstico médico deve ser realizado para que a recomendação do consumo de uma vitamina para dar energia seja dada pelo especialista.

Para entender um pouco mais sobre esse tipo de produto e os efeitos que eles podem agregar ao organismo de quem consumi-los, aproveite para conhecer a nossa linha de vitaminas!

Suplementos para dar energia e disposição

 

Conclusão

Não existe só uma vitamina que seja importante para dar energia. Pelo contrário: o bom funcionamento do organismo depende de uma série de vitaminas e minerais que, direta e indiretamente, auxiliam na produção de energia e na manutenção do corpo e da mente como um todo.

Por isso, tenha sempre a ciência de como anda a sua saúde e qualidade de vida. Qualquer sinal contrário deve ser minuciosamente investigado para que a melhor solução seja praticada. O que pode ser, inclusive, a suplementação por meio de um produto com as vitaminas essenciais para dar energia de acordo com a recomendação médica.

Fontes

11 vitamins and supplements that boost energy

Can supplements improve your energy?

Best vitamins and supplements to boost energy in 2023



Ir para o topo